Comissário responde críticas sobre seu papel na FIA e afirma manter a objetividade
O ex-piloto britânico Johnny Herbert, que atualmente atua como comissário da FIA em algumas corridas da Fórmula 1, rebateu as críticas feitas por Jos Verstappen, pai do atual campeão mundial Max Verstappen. Jos criticou Herbert por expressar suas opiniões à imprensa enquanto atua no papel de comissário da FIA, sugerindo que isso comprometeria sua objetividade. Herbert, que foi comissário durante os GPs do México e do Brasil, onde Verstappen foi penalizado, defendeu sua postura e negou qualquer viés.
Herbert respondeu às críticas e explicou sua posição. “Como sempre digo, sou Johnny Herbert o comissário e o profissional durante o fim de semana de corrida, e Johnny Herbert o comentarista em outros momentos,” afirmou o britânico. Segundo ele, mesmo quando designado pela FIA como comissário, ele mantém uma postura puramente objetiva. “Quando estou como comissário, não expresso opiniões,” completou.
As críticas de Jos Verstappen surgiram após Herbert justificar à imprensa as penalizações aplicadas a Verstappen no GP do México. Para o pai do piloto, o fato de Herbert comentar abertamente suas opiniões poderia sugerir uma preferência, questionando a credibilidade do comissário. “Todos têm uma opinião. Martin Brundle tem uma opinião. Por que eu não poderia ter a minha quando não estou na pista? A pista foi o meu mundo por 50 anos. Se eu não concordo com algo, vou falar sobre isso. E isso não se limita ao Max. Criticarei qualquer um se achar necessário,” explicou Herbert.
Herbert respondeu diretamente à sugestão de parcialidade, citando a opinião de outros profissionais que concordaram com as punições a Verstappen. “Entendo a posição de Jos, porque é o filho dele. Existe alguma preferência? Claro que não. Não fui o único a pensar que Max passou do limite no México. Lando Norris e Zak Brown pensaram o mesmo,” declarou. Ele argumentou que suas opiniões não interferem em seu papel como comissário, pois há outros comissários na sala para balancear as decisões.
Ele também comparou sua postura com a de Jos Verstappen: “Jos sempre foi muito expressivo sobre o que acontece na Red Bull. Isso é posição dele? É muito semelhante. Se você tem uma opinião e quer expressá-la, então pode fazê-lo.”
Para Herbert, a polêmica tem sido exagerada, e ele reafirmou que suas declarações fora dos circuitos são independentes de suas responsabilidades como comissário: “Quando falo com as pessoas em uma segunda ou terça-feira, isso está fora das minhas responsabilidades como comissário,” concluiu, reiterando que a imparcialidade e profissionalismo são mantidos durante o fim de semana de corrida.