F1
|
9 de novembro de 2024 11:38

F1: Polêmica envolvendo Horner impactou negativamente a Red Bull, segundo engenheiro

A polêmica envolvendo o chefe da Red Bull Racing, Christian Horner, no início da temporada 2024 da Fórmula 1, teve um impacto negativo nos funcionários da equipe, segundo um ex-engenheiro da categoria.

Julien Simon-Chautemps, que já foi engenheiro de corrida de Kimi Raikkonen, acredita que as acusações contra Horner influenciaram a saída do chefe técnico da Red Bull, Adrian Newey. Horner foi absolvido de comportamento inadequado com uma funcionária da equipe após uma investigação interna. O recurso da funcionário foi rejeitado em agosto.

Alguns concorrentes da Red Bull ligaram a saída de Newey, considerado o melhor projetista da F1, à investigação sobre Horner. Zak Brown, CEO da McLaren, afirmou em maio: “Newey é um indivíduo de alta integridade e não me surpreende que ele esteja saindo”.

Simon-Chautemps minimizou o impacto da saída de Newey, apontando que outros projetistas altamente qualificados permaneceram na equipe, como o diretor técnico Pierre Waché. “Não vou tentar diminuir a fama de Adrian e o que ele conquistou no esporte, mas é justo dizer que a F1 dos anos 90 não é mais a F1 de agora”, disse ele ao Business of Winning.

Ele também duvida que a queda de desempenho da equipe desde o meio da temporada seja consequência da saída de Newey, anunciada em maio.

“A Red Bull estava vencendo com relativa facilidade, muito facilmente no ano passado. As regras não mudaram tanto para 2024. Se você olhar para o caminho de desenvolvimento de uma equipe de F1, é bastante plano porque, sim você pode melhorar, mas é bastante difícil fazer uma grande evolução. Eles claramente tentaram melhorar um carro vencedor já muito bom e provavelmente erraram o caminho em algum momento. Eles introduziram um novo assoalho (no Japão). Não deu certo, mas Max (Verstappen) continuou vencendo, então eles meio que ignoraram. Mas na verdade, Serio (Perez) estava lutando mais. Então, acho que eles provavelmente tomaram um caminho errado nesse sentido”, afirmou o engenheiro.

No entanto, Simon-Chautemps disse que suas fontes na equipe indicam que as acusações contra Horner tiveram um impacto negativo nos bastidores da Red Bull.

“Somando-se a isso tudo o que aconteceu no início com Christian e o que aconteceu internamente, por ter feito parte da equipe, estamos falando de 1.000 pessoas, e com certeza isso influenciou negativamente as pessoas. Eu não ficaria surpreso em saber que uma grande parte da decisão de Adrian, foi o que aconteceu com Christian no início do ano e como toda a história foi tratada.”

“Não estou aqui para julgar e não é minha posição julgar, mas conheço muita gente na Red Bull e sei com certeza que isso teve um impacto na forma como as pessoas trabalhavam e no que pensavam, e com certeza teve um impacto negativo”, encerrou Simon-Chautemps.

A Red Bull também anunciou as saídas de outros membros-chave de sua operação este ano. O diretor esportivo Jonathan Wheatley se mudará para a Sauber no próximo ano e o chefe de estratégia Will Courtenay está indo para a McLaren. Newey confirmou posteriormente ao seu anúncio de saída, que se juntará à Aston Martin no próximo ano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.