A quarta etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, acontece em Baku neste final de semana, com a cidade sediando o GP do Azerbaijão.
Depois das três primeiras corridas no Oriente Médio e na Austrália, a etapa em Baku já é um evento mais próximo da Europa, com várias atualizações introduzidas em todo o grid.
A Red Bull, que venceu as duas edições anteriores da corrida no Azerbaijão, levou novas peças para o RB19. Isso inclui uma entrada lateral revisada e duas asas na parte traseira auxiliando na aerodinâmica. Também ocorreram alterações na borda do assoalho.
Já a única atualização anunciada pela Ferrari para este fim de semana, é um design de asa traseira com configuração de baixo downforce, enquanto a rival Mercedes introduziu mais alterações em uma tentativa de melhorar seu ritmo.
Depois de chegar ao pódio pela primeira vez este ano em Melbourne, com o P2 de Lewis Hamilton, a equipe fez algumas mudanças na ponta da asa traseira para diminuir o arrasto, aumentou a área de saída do duto do freio dianteiro para melhorar a refrigeração, aumentou o difusor e o piso carga por meio de mudanças no canto traseiro, ao mesmo tempo em que fez mudanças na carenagem externa inferior da suspensão dianteira.
Lando Norris, da McLaren, afirmou na quinta-feira que o MCL60 presente em Baku com atualizações, é o carro que deveria ter sido usado desde o início da temporada no Bahrein.
A McLaren introduziu um novo assoalho, novos acabamentos nas abas da asa traseira, ao mesmo tempo que essa asa traseira terá uma configuração de baixo downforce.
Por sua vez, a Alpine também introduziu um novo assoalho, bem como asas dianteiras e traseiras de baixo downforce. Também foram feitas pequenas alterações nas suspensões dianteira e traseira.
A Alfa Romeo afirmou que chegou a Baku com uma nova configuração da asa traseira para reduzir o arrasto, enquanto uma asa dianteira revisada também está disponível para a equipe.
Na Aston Martin, foram introduziu elementos superiores menores na asa traseira para diminuir o arrasto na pista de alta velocidade de Baku.
A Haas também modificou sua asa traseira para garantir a eficiência em linha reta em alta velocidade, enquanto a Williams fez modificações na asa e no nariz.
Várias atualizações foram introduzidas pela AlphaTauri, incluindo modificações na asa traseira em resposta aos efeitos de arrasto. A asa dianteira também foi modificada, enquanto a saída da carroceria do motor foi alterada para melhorar o desempenho de refrigeração. Também foram feitas alterações no freio traseiro para aumentar o resfriamento.