F1 precisa definir o formato de corridas de qualificação em breve, diz Horner

A Fórmula 1 precisa tomar uma decisão em breve, sobre como seu formato de corrida de qualificação vai funcionar em 2022, afirmou o chefe da Red Bull, Christian Horner.

Os eventos com corrida de qualificação foram testados em três etapas no ano passado, e a categoria indicou que o formato será usado em seis finais de semana em 2022. No entanto, o diretor de automobilismo da F1, Ross Brawn, sugeriu anteriormente que uma série de mudanças está sendo considerada para este ano.

Para 2022, Brawn indicou que a F1 está considerando várias mudanças no formato das corridas de qualificação. Ele está ansioso para garantir que o vencedor da pole position seja decidido na qualificação da sexta-feira, em vez de ser na corrida curta no sábado. A F1 também está procurando aumentar o número de pontos concedidos para essas corridas curtas. No ano passado, eram três pontos por vitória, dois pelo segundo lugar, e um pelo terceiro, com os outros 17 pilotos sem marcar nenhum ponto.

Enquanto isso, várias equipes pediram à F1 que aumentasse a alocação no limite orçamentário para as corridas de qualificação. Outros se opuseram fortemente a essa mudança no orçamento: o CEO da McLaren, Zak Brown, acusou essas equipes de tentar alterar o limite, que foi introduzido no ano passado e foi reduzido para US$ 140 milhões para a próxima temporada.

Horner apoia o formato de corridas de qualificação, mas reconheceu que há espaço para melhorias. Com o primeiro evento no formato programado para a abertura da temporada de 2022 em menos de dois meses, ele disse que a F1 precisa definir seus planos em breve.

“Sou muito purista, acredito que a qualificação e a corrida são os aspectos fundamentais de um GP”, disse ele à WION. “Acho que as corridas de qualificação foram interessantes no ano passado. Acho que o formato não ficou perfeito. Mas se você não tentar algo que não conhece, não sabe se funciona, mas acho que há coisas que podem ser feitas para torná-lo mais emocionante e interessante. Mas está ficando muito tarde agora e precisaremos ter uma decisão em breve”, finalizou.

 

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon