Foto: XPB Images
Max Verstappen, agora tetracampeão na Fórmula 1, afirmou que a Red Bull Racing precisa dar um salto significativo no desenvolvimento de seu carro para a temporada 2025. O holandês, que conquistou seu quarto título este ano, destacou que o sucesso de 2024 foi muito dependente do desempenho dominante no início da temporada, o que compensou uma queda de performance no meio do ano e culminou na perda do título de construtores, com a McLaren sendo campeã, seguida pela Ferrari e a Red Bull ficando apenas em P3.
Falando ao jornal holandês De Telegraaf, Verstappen foi direto ao avaliar as chances da equipe no próximo ano: “Se continuarmos assim, não serei campeão no ano que vem. É simples assim. Precisamos realmente dar passos à frente para sermos competitivos na próxima temporada. Todos sabemos disso.”
Verstappen mencionou problemas específicos do RB20 que precisam ser resolvidos no projeto para o próximo ano, incluindo dificuldades em trechos de baixa velocidade, sobre zebras e em asfaltos com muita ondulações. “Se ainda formos derrotados, será por velocidade pura. Mas precisamos melhorar o equilíbrio do carro. Houve momentos em que ele era quase inguiável”, disse o piloto.
O holandês também revelou que seu feedback foi importante para direcionar o desenvolvimento do RB20, especialmente após o GP da Itália. Segundo Verstappen, análises de dados identificaram mudanças aerodinâmicas e de comportamento em curvas que diferiam do carro anterior: “Vi algumas coisas nos gráficos que me chamaram atenção. Apontei problemas claros, e isso acabou se confirmando. Depois de Monza, os planos de novas peças foram descartados e a equipe praticamente recomeçou do zero”, acrescentou.
Além das dificuldades internas, Verstappen fez alusão a possíveis ‘truques’ das equipes rivais que afetaram a competitividade da Red Bull em algumas provas. “Coisas aconteceram nos bastidores que nos tiraram qualquer chance em certas corridas. Sei disso com certeza, mas ninguém nunca vai admitir”, comentou o piloto de forma provocativa.
Mesmo confiando na capacidade da Red Bull em corrigir os problemas em 2025, Verstappen reforçou a importância de manter a pressão dentro da equipe e nele mesmo. “Sempre mantenho a pressão alta, também em mim. Não posso me dar ao luxo de relaxar”, finalizou o piloto holandês.
Com a crescente competitividade no grid da F1, especialmente da McLaren, a Red Bull terá um desafio significativo para retomar sua supremacia em 2025.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.