F1: Previsão de chuva para o fim de semana do GP do Japão

Neste fim de semana, a F1 viaja para o Japão pela primeira vez desde 2019 devido a pandemia do coronavírus. Na etapa que será realizada em Suzuka, há previsão de chuva. No último fim de semana, quando a F1 esteve em Singapura, também pela primeira vez de 2019, houve chuva – e uma tempestade que atrasou a corrida em uma hora.

Já no Japão Max Verstappen, da Red Bull, líder do campeonato de pilotos, pode ser coroado bicampeão mundial. No Circuito de Marina Bay, ele teve essa chance, ainda que fossem mais remotas. No entanto, após uma classificação ruim e uma corrida igualmente não tão boa, a disputa ainda permanece viva. Para que Verstappen leve a taça do mundo para casa em Suzuka, ele precisa vencer a corrida e fazer o ponto extra da volta mais rápida. Caso faça isso, não há nada que Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Perez, seu companheiro de equipe, possam fazer para continuar na disputa do título.

A Red Bull vai para o Japão com um sentimento bom. Isso porque, é a casa da Honda, empresa que fornece motores para a equipe austríaca e que recentemente anunciou uma extensão da parceria entre elas – com a Red Bull voltando a usar o logotipo da marca japonesa. Ainda assim, quaisquer comemorações que sejam feitas, serão debaixo de chuva.

Para a sexta-feira de treinos livres, a previsão é de chuva forte, mas com ventos fracos. O TL1, que deve começar ao meio-dia do horário local será acompanhado de chuva forte, com 17° C e umidade na faixa de 90%. No TL2, que será as 15 horas do horário local, a chance de chuva cai para um pouco menos de 100% e a temperatura permanece a mesma. Além disso, os trinta minutos finais dos noventa disponíveis no segundo treino, serão utilizados para um teste de pneus da Pirelli, com os protótipos de 2023.

No sábado, as condições melhoram drasticamente com uma temperatura na casa dos 24° C para o TL3, que está marcado para o meio-dia do horário local, e a umidade estará por volta de 60%. Para a classificação, a temperatura deve cair um grau, mas com um pouco de sol e brisa suave.

Já para a corrida no domingo, a previsão é que uma chuva caminha em direção a Suzuka, no entanto, é previsto que ela deve chegar após o GP, que começa as 14 horas do horário local. A corrida deve começar em condições secas e nubladas, com a temperatura por volta dos 21° C, as chances de chuva aumentam em 20% no momento em que está planejado o fim da corrida, e a umidade aumenta para 60%.