Lewis Hamilton vai contar com uma importante aliada em seu trabalho com a Ferrari na Fórmula 1: Angela Cullen. A fisioterapeuta volta a trabalhar com o heptacampeão a partir desta temporada e retoma uma parceria de grande sucesso.
O sete vezes campeão mundial e a coach de performance trabalharam juntos por boa parte da passagem do piloto pela Mercedes. A união começou em 2016 e terminou no início de 2023 – portanto, a neozelandesa esteve presente em quatro dos seis títulos conquistados pelo colega no time alemão.
E ambos se conheceram através da Hintsa Performance, uma companhia da Finlândia focada em preparação física e bastante conhecida no mundo do esporte a motor e, em especial, da F1. Inclusive, foi onde se tornou a primeira mulher treinadora de desempenho do certame ao entrar em 2015.
Mas antes de ingressar no mundo do automobilismo, Cullen já tinha um longo currículo de sucesso. Chegou a jogar hóquei internacionalmente e treinou até mesmo o time olímpico de revezamento 4x100m rasos do Reino Unido para a Olimpíada de Atenas de 2004, conquistando a medalha de ouro.
Em 2006, então, fez um tour de bicicleta pela América do Sul, saindo da Terra do Fogo e terminando na Colômbia, pedalando cerca de 88,5km por dia. Ainda, trabalhou também na Academia de Esporte da Nova Zelândia.
Depois de ter encerrado seus trabalhos com Hamilton na F1 em 2023, Cullen foi para os Estados Unidos em uma nova categoria. Ao longo da temporada 2024, esteve ao lado do compatriota Marcus Armstrong na Indy.