F1: “Queremos carros mais leves”, diz presidente da FIA

As regulamentações introduzidas em 2022 tiveram um grande impacto na Fórmula 1. Os carros ficaram significativamente mais pesados do que antes, e com as novas regulamentações de motores previstas para 2026, parece que ficarão ainda mais pesados. Vários chefes de equipe da F1 criticaram essa tendência, e o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou que a FIA está estudando maneiras de reduzir o peso dos carros.

Ben Sulayem, que também foi piloto, entende bem as complicações que surgem com carros pesados, e ele falou sobre isso ao Motorsport-total.com: “Eu mesmo corri em Rally. Me dê tudo, mas por favor, não um carro pesado! Isso sempre me incomodou. Carros mais leves são melhores, e eu sei do que estou falando. Se o carro for mais pesado, a suspensão é afetada, os freios funcionam pior, os pneus se desgastam mais rápido. E em um acidente, mais peso é também mais perigoso.”

Os carros mais pesados já receberam muitas críticas das equipes da F1, e Ben Sulayem afirmou que já conversou com seu pessoal na FIA, e que a intenção é tornar os carros mais leves e melhorar o barulho dos carros também. No entanto, ele enfatiza que a decisão final deve ser tomada pela FIA e que essa determinação é feita porque é benéfica para o esporte, não porque a FOM ou qualquer equipe a deseje.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.