Ralf Schumacher, ex-piloto de Fórmula 1 que já correu na Williams, criticou a decisão da sua ex-equipe em promover Franco Colapinto para as corridas restantes da temporada 2024, em vez de seu sobrinho, Mick Schumacher.
A Williams anunciou no início da semana, que Colapinto assumirá o lugar de Logan Sargeant, já neste próximo final de semana no GP da Itália. Sargeant perdeu sua vaga após um desempenho muito abaixo do esperado, além de muitos acidentes, principalmente um muito forte em Zandvoort no último fim de semana. Com isso a equipe decidiu promover um piloto de seu programa de desenvolvimento em vez de considerar opções externas.
Ralf Schumacher, que venceu seis corridas com a Williams entre 1999 e 2004, considerou essa decisão ‘absurda’ e acredita que a experiência de Mick Schumacher seria mais benéfica para a equipe.
“Você pode entender a decisão, porque Colapinto é um piloto do programa de desenvolvimento da Williams”, disse Schumacher à Sky alemã. “Mas acho que é absurdo e não faz sentido do ponto de vista de desempenho. Acho que o risco para a equipe e também para o piloto é muito, muito maior do que se eles tivessem colocado alguém com experiência como Mick.”
Colapinto, que fez sua estreia na Fórmula 1 no TL1 em Silverstone, se tornará o primeiro argentino a competir na categoria desde 2001. A Williams acredita que Colapinto, que ocupa a sexta posição no campeonato da Fórmula 2 no momento, é a melhor opção para conquistar pontos importantes no restante da temporada.
“Não tomamos essa decisão levianamente”, afirmou James Vowles, chefe da Williams. “Mas acreditamos que isso dá à Williams a melhor chance de competir por pontos no restante da temporada. Acabo de trazer uma grande atualização para o carro, e precisamos maximizar todas as oportunidades de pontuação em uma disputa extremamente acirrada no meio do pelotão. Também acreditamos em investir em nossos jovens pilotos na Williams Racing Driver Academy, e Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar o que é capaz de fazer nas últimas nove etapas da temporada”, completou.
Enquanto isso, parece ser cada vez mais difícil que Mick Schumacher consiga novamente uma vaga de titular na F1.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.