Na qualificação do Canadá, Daniel Ricciardo surpreendeu, colocando a sua RB em P5 para a largada de domingo (09). Seu companheiro Yuki Tsunoda também fez um bom trabalho, entrando no Q3 e concluindo em P8. Veja o que os pilotos e o chefe de desempenho, Guillaume Dezoteux tem a dizer sobre o desempenho da equipe neste sábado.
Daniel Ricciardo
“Estou muito satisfeito com o dia de hoje. Foi um fim de semana muito bom, muito divertido e um daqueles em que tudo parece bom. Estamos a menos de dois décimos da pole e, mesmo que não seja o caso de hoje, às vezes isso significa estar na primeira fila, por isso é bom ser competitivo e sentir-se confortável no carro. No Q3 foi muito importante fazer uma volta de aquecimento rápida e foi isso que disse à equipe. Eu fiz isso e tive a confiança certa para a volta de impulso. Foi bom montar a volta [que eu queria], mas não estou surpreso, sei que quando me sinto assim posso fazer essas coisas. Estou feliz por ter conseguido tirar isso de mim mesmo, mas feliz [pela equipe] e dou o crédito a eles, ambos os carros indo para o Q3 e feliz por recompensá-los com um resultado muito bom. Sempre sinto algo especial vindo aqui para Montreal e tenho boas lembranças: há exatos dez anos consegui minha primeira vitória aqui e minha vida mudou. Além disso, a equipe sente que há boa energia neste fim de semana, estou feliz por converter isso em uma boa pilotagem. Amanhã largaremos em uma boa posição entre os 5 primeiros, com alguns bons pilotos da frente ao meu redor, então vou tirar o melhor proveito de mim mesmo durante a corrida”.
Yuki Tsunoda
“Como vocês podem ver no resultado, a equipe fez um trabalho fantástico e foi um dia de sucesso para nós. Para mim, considerando que estava com dificuldades nos treinos livres, foi uma reviravolta muito boa para a classificação. Tive uma infeliz rajada de vento na Curva 2 e perdi muito tempo de volta lá, mas ainda assim, outro Q3 não é ruim. Até agora, tem sido um fim de semana de corrida agradável, com muitos altos e baixos que me desafiaram, mas, ao mesmo tempo, se conseguirmos dar a volta, é sempre uma sensação boa e isso é um crédito para a equipe. Veremos como será o tempo amanhã, mas temos um bom carro e obviamente queremos mais pontos acumulados, por isso pretendemos terminar entre os dez primeiros com os dois carros”.
Guillaume Dezoteux – Chefe de Desempenho de Veículos
“Tivemos hoje uma qualificação fantástica, garantindo o quinto lugar com o Daniel e o oitavo com o Yuki. Foi uma sessão muito intensa e a equipe fez um trabalho fantástico de adaptação às condições climáticas e à evolução da aderência na pista. Como a maioria dos carros ao nosso redor, usamos dois conjuntos de macios no Q1. Houve uma grande melhoria na pista e ambos os pilotos conseguiram melhorar na última volta com Yuki garantindo o segundo lugar, o que foi uma grande recuperação após um difícil TL3. No Q2, decidimos sair mais cedo porque o risco de chuva estava aumentando e estávamos vendo algumas quedas no pit lane. Na segunda volta com pneus novos, os dois carros fizeram uma volta muito boa e garantiram vaga no Q3. Na última sessão de qualificação largamos com pneus usados e ambos os pilotos lutaram mais com o aumento da intensidade do vento. Na última tentativa, Daniel fez uma volta fantástica, menos de 0,2s para a pole e garantiu o P5! Yuki também fez uma volta muito boa, mas uma rajada de vento na curva 2 o empurrou ligeiramente para fora da linha e ele perdeu algum tempo ali. Mesmo assim, conseguiu se classificar na oitava posição do grid. É mais um grid de largada com nossos dois carros entre os 10 primeiros e vamos rever todas as estratégias para amanhã para converter essas posições competitivas em bons pontos”.