A equipe RB não teve o final de temporada que esperava no GP de Abu Dhabi de Fórmula 1, com Yuki Tsunoda terminando em P12 e Liam Lawson sendo obrigado a abandonar a corrida.
Tim Goss, diretor técnico-chefe da equipe: “Hoje tivemos uma boa chance de terminar nos pontos com uma corrida bem executada de uma parada. Infelizmente, alguns problemas técnicos e operacionais nos colocaram em desvantagem. A largada de Yuki não ocorreu corretamente, acionando o ‘anti-stall’. Do final do grid, ele então fez uma corrida sólida, perdendo por pouco para Lance Stroll, que fez duas paradas nas voltas finais. Temos algumas indicações iniciais das deficiências na largada e as corrigiremos no futuro. A largada e a primeira volta de Liam foram boas, em contraste, e por correr em 10º lugar no início, sentimos que tínhamos uma boa chance contra alguns de nossos rivais à frente. No entanto, o pit stop de Liam não saiu como planejado, com a roda dianteira esquerda apenas parcialmente no lugar antes de ser apertada. A consequente recolocação da roda e a penalidade significaram que havia pouca chance de competir na frente. No final das contas, um problema de freio significou que tivemos que retirar o carro da corrida. Voltaremos mais fortes na próxima temporada”, concluiu.
Tsunoda: “Infelizmente, hoje minha corrida estava quase terminada após a largada. Não sei exatamente o que aconteceu, mas honestamente, senti como se a embreagem estivesse presa, assim como mais tarde quando entrei para o pit stop, pois tive dificuldade para parar corretamente. Vamos rever isso mais tarde com os engenheiros para entender mais sobre o que ocorreu durante a largada. Dei o meu melhor depois disso e consegui recuperar algumas posições, mas infelizmente não foi o suficiente para entrar nos pontos. Olhando para este ano, realmente demos tudo como uma equipe e estou feliz com o que fiz ao longo da temporada, mesmo que seja uma pena terminar a última corrida da temporada sem um bom resultado, o que teria sido um belo agradecimento a todos dentro da equipe”, acrescentou.
Lawson: “Uma maneira difícil de terminar a temporada, o que é uma pena porque começamos muito bem. Provavelmente foi uma das melhores corridas que já fiz, mesmo que estivéssemos algumas voltas atrás, o ritmo estava realmente muito forte, fomos rápidos. Mas tive um problema nos boxes, o que nos tirou da corrida, o que é uma pena porque poderíamos ter tido uma chance de marcar alguns pontos hoje. Depois disso, tentei tratar como uma corrida normal, para poder mostrar o que eu sabia fazer. A todos que apoiam a equipe e a mim, um grande obrigado, adorei minhas seis corridas até agora neste carro. Obviamente, espero ter um futuro na Fórmula 1, dei tudo de mim e estou ansioso para voltar no ano que vem”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.