No GP do México, a RB enfrentou um dia difícil, com Liam Lawson terminando em 16º lugar após uma corrida frustrante, enquanto Yuki Tsunoda não completou a prova devido a um acidente logo na primeira volta.
Lawson, que largou da 12ª posição, teve dificuldade para avançar e ficou preso atrás de outros carros, perdendo a chance de marcar pontos. Tsunoda, por sua vez, abandonou a corrida logo após a largada, devido a uma colisão com Alex Albon.
A equipe expressou decepção pela falta de pontos, confira:
Liam Lawson:
“Uma corrida frustrante, não foi o resultado que queríamos. Com a velocidade que tivemos neste fim de semana, poderíamos ter conquistado pontos. É muito decepcionante sair sem nada neste fim de semana, especialmente quando tínhamos um pacote forte. Precisávamos de ar limpo e, infelizmente, passamos toda a corrida atrás da caixa de câmbio de outro carro. Tivemos incidentes ao longo da corrida e tentamos a estratégia que funcionou na semana passada, mas simplesmente não funcionou hoje. Vamos aprender com isso e tentar fazer um trabalho melhor na próxima semana.”
Yuki Tsunoda:
“Não havia espaço suficiente. Foi um incidente de corrida. Foi muito complicado. Se eu tivesse me qualificado onde estava nosso verdadeiro ritmo, não estaríamos naquela posição. Sinto muito pela equipe. Eles fizeram um trabalho fantástico para preparar tudo a partir de ontem. Quero compensá-los no Brasil.”
Guillaume Dezoteux, Chefe de Performance do Veículo:
“Esperávamos mais hoje. Os mecânicos fizeram um trabalho fantástico para reparar o carro do Yuki após o acidente de ontem, mas, infelizmente, houve um contato entre ele e Albon logo após a largada, o que encerrou sua corrida. Liam estava em uma estratégia diferente, começando com pneus duros. Ele teve um bom primeiro stint e algumas boas batalhas com os carros ao redor. Após seu pit-stop, ele ficou em tráfego o tempo todo e, eventualmente, teve um contato que danificou sua asa dianteira, forçando-nos a chamá-lo para um novo pit-stop. É um final frustrante para um fim de semana em que ambos os pilotos mostraram um bom ritmo em nosso carro, que continua a melhorar.”
Laurent Mekies, Chefe de Equipe:
“É muito frustrante deixar o México sem pontos. Sentimos que o carro melhorou nas últimas duas corridas com as atualizações que introduzimos em Austin. Tivemos uma nova atualização neste fim de semana apenas no carro do Yuki, mas ambos os pilotos devem tê-la na próxima semana no Brasil. Foi um dos nossos fins de semana mais competitivos em um bom tempo, em termos de ritmo puro; é claro em todas as três sessões de treinos livres, com ambos os carros correndo no top 10 quase o tempo todo”.
“Ontem, o acidente do Yuki foi custoso, pois o efeito dominó impediu Liam de chegar ao Q3, mas isso faz parte do automobilismo. O fim de semana foi prejudicado a partir desse ponto e, na volta de abertura da corrida, Yuki foi a vítima infeliz de uma pressão, que é o tipo de incidente que pode acontecer no meio do pelotão”.
“Liam estava em uma estratégia invertida para tentar ultrapassar alguns dos carros à frente. Ele teve um primeiro stint forte e boas batalhas ao longo da corrida, mas isso não funcionou para ele, já que encontrou muito tráfego na segunda parte da corrida. O contato com Colapinto basicamente encerrou qualquer leve chance de lutar por pontos”.
“Vamos nos concentrar em ter um fim de semana mais tranquilo em São Paulo daqui a alguns dias e nos esforçaremos ao máximo para ver até onde o recente aumento de ritmo do carro pode nos levar.”