Apesar da evolução demonstrada na parte final da temporada 2024 da Fórmula 1 pela Red Bull Racing, o diretor técnico da equipe, Pierre Waché, afirmou que o time não está confiante sobre as perspectivas de título com o carro de 2025, destacando os desafios enfrentados para manter a competitividade diante do avanço dos concorrentes.
“Estamos satisfeitos com o que conseguimos corrigir rapidamente, mas não estou confiante para 2025”, afirmou Waché em entrevista ao Autosport. “Os outros estão muito rápidos, e será uma luta ao longo de toda a temporada 2025.”
O engenheiro também explicou que essa postura cautelosa é intencional para evitar qualquer tipo de acomodação. “Se você tiver confiança neste negócio, está morto. É preciso trabalhar duro, e todos na equipe estão se esforçando ao máximo”, acrescentou.
Waché destacou que o foco na busca por evolução é constante, especialmente diante do cenário competitivo que se desenhou em 2024, com as principais equipes do grid mostrando evolução. “Quando você vê o número de pessoas trabalhando para encontrar pequenas margens de desempenho, entende como essa tarefa é complexa”, disse ele.
A temporada de 2023, na visão de Waché, foi uma surpresa positiva para a Red Bull, considerando o desempenho menos consistente dos rivais. “Esperávamos uma disputa mais acirrada em 2023, especialmente após o forte início da Ferrari em 2022. Mas isso não aconteceu. Em 2024, novamente, não vimos o que esperávamos no início da temporada”, completou.
Com o aumento da competitividade de equipes como McLaren e Ferrari, além de ajustes importantes feitos ao longo de 2024, a Red Bull se prepara para uma temporada de 2025 ainda mais disputada. Segundo Waché, manter o nível de desempenho dependerá de esforços contínuos e inovações no desenvolvimento do novo carro.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.