As regras de ‘Restrição de Testes Aerodinâmicos’ (ATR, na sigla em inglês) da Fórmula 1, que limitam o tempo das equipes no túnel de vento e em simulações de computador, de acordo com sua posição no campeonato de construtores na temporada anterior, podem dar uma vantagem significativa para Red Bull Racing e Mercedes no início da temporada de 2025.
Devido ao desempenho em 2024, McLaren e Ferrari terão menos tempo disponível para desenvolver seus carros nos primeiros seis meses do ano. A partir de 1º de julho, as restrições serão reavaliadas com base na classificação do campeonato até aquele momento.
“A ideia era limitar a quantidade de tempo que as equipes mais bem-sucedidas recebem no túnel de vento e no tempo de design no computador, sendo uma escala deslizante de horas correspondendo às posições do campeonato”, conforme mencionado pelo RacingNews365.
Dessa forma, a equipe que vence o campeonato de construtores recebe 45% menos tempo no túnel de vento do que a equipe que termina em último lugar.
A Cadillac, que entrará na F1 em 2026, atualmente não está vinculada às restrições e está livre para realizar toda a pesquisa em túnel de vento e CFD que desejar.