Para a temporada 2025, o grid da Fórmula 1 está praticamente definido. Em princípio, há uma única vaga restante, na RB. A ‘família’ Red Bull, portanto, irá decidir quem será o companheiro de Yuki Tsunoda no próximo ano, mas ainda é possível que uma segunda vaga também fique disponível, e na mesma ‘família’.
Com a Sauber-Audi (Stake F1 Team) tendo anunciado nesta quarta-feira (06), o brasileiro Gabriel Bortoleto como companheiro de Nico Hulkenberg a partir de 2025, a penúltima vaga disponível na F1 foi preenchida. Isso significa que há apenas uma vaga restante no grid para 2025. A RB ainda não confirmou quem será o companheiro de equipe de Tsunoda no ano que vem, embora Liam Lawson pareça ter as maiores chances, devido às suas performances recentes.
Portanto, parece plausível que o neozelandês tenha a chance de correr sua primeira temporada completa na F1 no ano que vem. No entanto, isso não significa imediatamente que outros candidatos devem perder a esperança. Sergio Perez tem contrato com a Red Bull Racing até o final do próximo ano, mas devido aos seus inúmeros desempenhos muito abaixo do esperado, não há garantia de que ele realmente irá manter sua vaga. Como resultado, mais uma vaga pode estar em disputa.
Então surgem algumas teorias. Se a Red Bull realmente dispensar Perez como afirmam muitos boatos, Lawson pode ser promovido para a vaga ao lado de Max Verstappen ou será que Tsunoda terá essa chance? Ou eles optarão por talentos fora de seu grupo, como Franco Colapinto? O argentino não tem uma vaga na Williams, já que Carlos Sainz e Alex Albon já estão contratados para 2025.
A equipe também pode olhar para seus pilotos em categorias juniores. Isack Hadjar, que ainda tem chance de ganhar o título na F2 contra o já mencionado Bortoleto, foi promovido a piloto reserva depois que Daniel Ricciardo foi substituído por Lawson após o GP de Singapura. O jovem piloto também pode ser considerado na RB, se Lawson ou Tsunoda forem promovidos para a equipe principal. De qualquer forma, a Red Bull tem a decisão para fechar o grid na temporada de 2025, e talvez essa decisão não seja anunciada, até depois do GP de Abu Dhabi, que encerra a atual temporada.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.