Isack Hadjar pode não ter sido campeão da Fórmula 2, mas garantiu uma vaga na Fórmula 1. Nesta sexta-feira (20), a Red Bull anunciou a promoção do competidor para a vaga na RB ao lado de Yuki Tsunoda na temporada 2025.
A notícia veio na esteira das demais confirmações feitas pela equipe austríaca. Primeiro, foi a rescisão de contrato e saída de Sergio Pérez para o ano que vem e, depois, a subida de Liam Lawson como companheiro de Max Verstappen no próximo campeonato.
Com isso, o assento ao lado de Yuki Tsunoda havia ficado vago. Mas os rumores de que o postulante ao título da F2, e vice-campeão para Gabriel Bortoleto, faria sua estreia na categoria já estavam rodando no paddock desde o final de semana do GP de Abu Dhabi.
Portanto, agora o francês recebeu a promoção de fazer sua estreia na Fórmula 1 ao lado de Tsunoda. Com o anúncio do competidor, agora o pelotão para a temporada 2025 está todo completo.
Neste ano, Hadjar brigou pelo caneco da F2 até a última corrida da última etapa do calendário. Inclusive, chegou à última prova, a feature em Yas Marina, com apenas 5,5 pontos de desvantagem para o brasileiro, mas após ficar parado no grid de largada, não foi possível brigar pelo título.
“Estou muito animado para assumir meu novo papel na RB, isso é enorme para mim, minha família e todas as pessoas que acreditaram em mim desde o começo. A jornada do kart através das classificações nos carros de fórmula, para agora estar na Fórmula 1 é o momento pelo qual tenho trabalhado durante toda a minha vida, é o sonho”, falou o piloto.
“Sinto que estou entrando em um universo totalmente novo, pilotando um carro muito mais rápido e correndo com os melhores pilotos do mundo. Será uma grande curva de aprendizado, mas estou pronto para trabalhar duro e fazer o melhor que puder pela equipe. Estou ansioso para trabalhar e aprender com Yuki [Tsunoda], sempre o admirei, ele passou pelo Programa Júnior da Red Bull, como eu, e compartilhamos um caminho semelhante para a F1. Ele é muito experiente e será bom aprender com ele”, completou.
Já Laurent Mekies, chefe da RB na F1, afirmou que “estamos animados por ter Isack conosco no ano que vem, trazendo uma nova e fresca dinâmica para a equipe ao lado de Yuki em 2025. Sua jornada para a Fórmula 1 tem sido nada menos que extraordinária, mostrou um crescimento notável, com uma série de resultados impressionantes nas categorias júnior de monopostos.”
“Ele tem o talento e a motivação necessários para competir no mais alto nível, e temos total confiança de que ele se adaptará rapidamente e causará um impacto significativo. Acredito que Isack e Yuki formarão uma ótima equipe. Yuki traz uma experiência inestimável para a equipe, ele demonstrou incrível resiliência e maturidade, o que será crucial para a equipe enquanto nos esforçamos para atingir todas as nossas metas e objetivos em 2025.”