F1
|
18 de dezembro de 2024 14:07

F1: Red Bull rescinde contrato e confirma saída de Pérez

Sergio Pérez oficialmente não é mais um piloto da Fórmula 1. Nesta quarta-feira (18), após muitos rumores e boatos, a Red Bull anunciou a rescisão de contrato do piloto, que não volta ao grid para a temporada 2025.

A renovação de Checo foi noticiada ainda na primeira metade do campeonato, no mês de junho. Até aquele momento, nove etapas haviam sido disputadas e o competidor havia conseguido quatro pódios, oito top-10 e dois abandonos.

Acontece que após o anúncio de que se manteria no time austríaco por mais algum tempo, os resultados começaram a escapar. A partir do GP da Espanha, o mexicano não terminou mais nenhuma vez no pódio ou sequer dentro do top-5, tendo uma sexta colocação na Holanda como melhor resultado.

A medida que o campeonato seguia, os boatos de que seria demitido começavam a ganhar cada vez mais força no paddock. Entretanto, Pérez sempre fez questão de deixar claro que estava, sim, assinado para correr a temporada 2025 da F1 com a Red Bull – mas a dúvida crescia cada vez mais.

Então, o que muitos apontavam de fato aconteceu. Houve a quebra de contrato com Sergio e, com isso, o piloto se despede do time que defende desde 2021 e também da categoria, onde corre ininterruptamente desde 2011.

Pérez ingressou na Red Bull em 2021 e viveu o período mais bem-sucedido de sua carreira na Fórmula 1, conquistando cinco vitórias, incluindo triunfos marcantes como no GP de Mônaco e duas vezes no GP do Azerbaijão, o que lhe rendeu o apelido de “Rei das Ruas”. Além disso, o mexicano desempenhou um papel crucial nos dois títulos de construtores conquistados pela equipe, em 2022 e 2023, e contribuiu para o primeiro 1-2 da história da Red Bull no campeonato de pilotos, ao terminar como vice-campeão no ano passado.

“Sou extremamente grato pelos últimos quatro anos com a Red Bull e pela oportunidade de competir com uma equipe tão incrível,” disse Pérez. “Vivemos momentos inesquecíveis, quebramos recordes e atingimos marcos incríveis juntos. Foi uma honra dividir essa jornada ao lado de Max como companheiro de equipe e compartilhar nossas conquistas. Agradeço aos fãs em todo o mundo, especialmente aos mexicanos, pelo apoio incondicional. Nos veremos em breve. E lembrem-se… nunca desistam.”

Christian Horner, chefe de equipe e CEO da Red Bull Racing, também enalteceu a contribuição de Pérez: “Desde que chegou em 2021, Checo provou ser um jogador de equipe extraordinário, ajudando-nos a conquistar dois títulos de construtores e a nossa primeira dobradinha no campeonato de pilotos. Suas cinco vitórias em circuitos de rua mostram sua determinação em sempre ir ao limite. Ele será sempre uma figura querida na história da Red Bull.”

Na temporada 2024, então, Pérez conseguiu quatro pódios sem nenhuma vitória, além de contar com quatro abandonos e dez corridas sem somar pontos. Com isso, encerrou o campeonato na oitava colocação e não ajudou a Red Bull no Mundial de Construtores, com a equipe terminando apenas na terceira posição.

A Red Bull ainda não anunciou sua dupla de pilotos completa para a temporada de 2025. Novidades sobre o futuro da equipe serão divulgadas em breve.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.