F1
|
6 de janeiro de 2025 17:45

F1: Red Bull tem oito pilotos que passaram por suas equipes ou pela academia no grid de 2025

Não há dúvidas de que a Red Bull é, seja em suas equipes na Fórmula 1 ou na academia de pilotos nas categorias de base, muito exigente com quem leva sua marca nos carros. Por vezes, o time dos energéticos é taxado como “moedor de talentos”, tamanho o número de dispensas ao longo dos anos. Mas se observarmos o grid deste ano da categoria máxima do esporte a motor mundial, veremos que a equipe ou academia com mais representantes em 2025 é exatamente a do touro vermelho.

Considerando pilotos que defenderam ou a Red Bull ou a agora Racing Bulls na F1, ou passaram por sua academia de pilotos, há nada menos que oito competidores na lista. Curiosamente, espalhados em quatro equipes do grid desta temporada: Williams, Alpine e, obviamente, Red Bull e Racing Bulls. Nenhuma outra equipe tem um número tão alto quanto o do time dos energéticos, com Alpine e McLaren sendo as que mais se aproximam, com seis nomes cada (há casos de pilotos que passaram por mais de uma equipe ou academia, e que aparecem em dois times).

A lista começa com a equipe principal. Max Verstappen estreou na F1 pela então Toro Rosso e logo passou para a Red Bull, onde não tardou para conquistar vitórias e títulos, sendo o atual tetracampeão do mundo. Já seu novo companheiro de equipe, Liam Lawson, esteve na academia da equipe e passou pelo “time B” da Red Bull na F1 em 11 GPs entre 2023 e 2024.

A Racing Bulls conta com outros dois nomes. Yuki Tsunoda parte para sua quinta temporada com a equipe, depois de ter disputado as categorias de base com o apoio da Red Bull. Já Isack Hadjar, que vai estrear na mais importante categoria do automobilismo mundial, disputou o campeonato da Fórmula 2, onde foi vice-campeão, com as cores da fabricante de energéticos.

A Williams passa a contar com uma dupla de pilotos que começou sua trajetória na F1 pela equipe B da Red Bull. Carlos Sainz, que chega ao time após passar pela Ferrari, estreou na categoria pela Toro Rosso, o que também ocorreu com Alexander Albon, que deu seus primeiros passos na categoria na então AlphaTauri. Ambos tiveram como companheiro em algum momento Max Verstappen.

Os outros dois pilotos da lista formam dupla na Alpine. Pierre Gasly passou por AlphaTauri, onde venceu uma corrida em sua segunda passagem, e pela Red Bull. Já Jack Doohan é o único da lista que não representou a marca do touro vermelho na F1, mas apenas na base, sendo vice-campeão da F3 Asiática, em 2020, e da Fórmula 3, em 2021. O piloto acabou deixando a academia da Red Bull e migrou para a academia da Alpine em 2022.

A temporada 2025 da F1 terá início no dia 16 de março com a disputa do GP da Austrália, corrida marcada para o circuito de Albert Park, em Melbourne.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.