A Red Bull vai inovar no GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, com uma peça de carro ‘reciclada’. A asa dianteira será produzida a partir de materiais reutilizados.
Essa iniciativa sustentável é resultado de uma parceria entre a equipe e a Herambiente, empresa italiana líder em tratamento de resíduos. A asa será fabricada utilizando moldes feitos a partir de fibra de carbono reciclada.
Segundo a Red Bull, cerca de 50% das emissões de uma equipe de F1 vêm da fabricação de moldes. A nova tecnologia permitirá reduzir esse impacto ambiental de forma significativa.
A fibra de carbono usada é proveniente de peças obsoletas ou danificadas que seriam descartadas. Agora, esses materiais ganharão uma segunda vida dentro do processo de produção.
“O projeto de reciclagem de fibra de carbono desenvolvido pela Herambiente, se encaixa perfeitamente com os objetivos da Red Bull de reduzir as emissões de CO2 na Fórmula 1”, afirmou a equipe em comunicado.
Andrea Ramonda, CEO da Herambiente, enaltece a parceria e acredita que a regeneração da fibra de carbono contribuirá para metas ambientais em diversos setores.
“Essa colaboração tem valor estratégico para promover cadeias curtas e circulares na Itália e no resto da Europa. A regeneração da fibra de carbono é um projeto pioneiro que exige um bom trabalho em equipe, com cada parceiro contribuindo com seus recursos e habilidades, com o objetivo comum de gerar benefícios ambientais, econômicos e sociais”, finalizou Ramonda.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.