F1 registra direitos do “Shoey”, famosa celebração do pódio de Daniel Ricciardo

Os donos da Fórmula 1 registraram os direitos da palavra “Shoey” – a já tradicional celebração do pódio de beber champanhe no sapato.

O “Shoey” tem sido visto na F1 graças ao piloto da Red Bull, Daniel Ricciardo, que ao subir no pódio celebra sua conquista bebendo champanhe em seu sapato. O australiano é famoso por celebrar desta maneira e até mesmo celebridades como, Sir Patrick Stewart e Gerard Butler já beberam no sapato do piloto.

Não houve repetição do “Shoey” no GP do Azerbaijão de domingo, com Ricciardo colidindo com o colega de equipe, Max Verstapppen, em um acidente em alta velocidade que tirou a dupla da corrida. No entanto, pode ser apenas uma questão de tempo, antes que o ritual de Ricciardo retorne nesta temporada e se torne ainda mais sensação.

De acordo com documentos da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), o departamento de branding da Fórmula 1 recebeu o registro de marca registrada da palavra “Shoey”, em 24 de agosto de 2017. Ela foi registrada em 25 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Itália, além de França e Reino Unido, onde entrou em vigor em 4 de janeiro deste ano.

O registro é apenas para uma categoria, mas é crucial, pois pode abranger produtos de merchandising como: frascos, copos, garrafas, canecas, esculturas e figuras. A iniciativa se encaixaria na campanha da F1, para impulsionar sua gama de produtos e atrair um público mais jovem. As ações estão sendo lideradas pela Liberty Media, nova proprietária da F1.

O “Shoey” tem sido uma celebração popular na Austrália, terra natal de Ricciardo, por cerca de 15 anos. Por isso a ação não foi bem-vinda no país. A F1 não conseguirá impedir que as estrelas de esportes rivais festejem dessa maneira, mas pode barrar a venda de produtos carregando a palavra.