Categoria: F1
|
24 de abril de 2021 00:00

F1 renova com Suzuka por três anos e garante GP do Japão até temporada 2024

A F1 assegurou a permanência da etapa no Japão por mais algum tempo. Nesta semana, a categoria anunciou a renovação por mais três anos com o circuito de Suzuka, garantindo a passagem pela histórica praça japonesa até a temporada 2024.

O autódromo fica localizado a 50 quilômetros de Nagoya, terceira maior cidade do país. Desde a primeira vez em que recebeu uma etapa da categoria, em 1987, apareceu regularmente no calendário – ficou de fora apenas em 2007 e 2008, quando as provas foram realizadas em Fuji -, e já decidiu 11 campeonatos desde então.

O circuito de Suzuka foi palco de diversos acontecimentos memoráveis da F1 ao longo dos anos. Já em 1987, Nigel Mansell bateu sua Williams ainda nos treinos, não conseguiu largar para a corrida e viu o título ir para as mãos de Nelson Piquet, que sagrou-se tricampeão. Ainda, teve os episódios envolvendo Ayrton Senna e Alain Prost, que se bateram por dois anos seguidos.

Atualmente, a Fórmula 1 conta com um representante japonês no grid. Yuki Tsunoda, que defende a AlphaTauri, é o primeiro nipônico desde 2014, último ano de Kamui Kobayashi na categoria. Antes, nomes como Yuji Ide, Takuma Sato e Kazuki Nakajima também presentaram a terra do sol nascente.

Foto: XPB Images

Stefano Domenicali, chefão da F1, exaltou a renovação com Suzuka por mais três temporadas. “Estou verdadeiramente feliz que a F1 segue em Suzuka por outros três anos. O Japão tem um lugar especial no coração e memória dos fãs de F1 ao redor do mundo, e Suzuka foi palco de grandes momentos lendários do esporte, com 11 campeonatos sendo decididos lá”, começou.

“O GP do Japão sempre apresentou um drama envolvente e emocionante, e estou ansioso para que possamos continuar a trazer ação e animação que é a F1 no Japão. A extensão é parte de um compromisso a longo prazo para crescer o esporte na Ásia, e estamos felizes em ser capazes de continuar nossa parceria de sucesso. Gostaria de agradecer Tanaka e sua equipe por seus esforços contínuos em encontrar um acordo e estamos animados para trabalhar e crescer a popularidade da F1 lá”, completou.

Kaoru Tanaka, promotor da prova, seguiu as palavras do italiano e comentou que “como resultado das repetidas negociações com a F1, somos capazes de concluir o contrato para receber o evento em 2022 e em diante. Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os membros da F1, incluindo primeiro de todos Stefano Domenicali, por tanto entendimento que mostrou durante as conversas.”

“Estamos determinados a continuar nossos esforços conjuntos com os residentes locais da prefeitura de Mie e da cidade de Suzuka, assim como o circuito de Suzuka vai continuar sendo amado por fãs ao redor do mundo. Em 2022, Suzuka vai comemorar seu aniversário de 60 anos e vamos assumir novos desafios para o futuro enquanto também comemoramos a história e tradições do esporte”, concluiu.

Em 2021, o GP do Japão acontece em 10 de outubro, sendo a 17ª etapa da temporada. Do atual grid, Sebastian Vettel e Lewis Hamilton dividem o maior número de vitórias, com quatro triunfos cada. No ano passado, a prova não aconteceu por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Assine o clube de vantagens F1Mania+, aproveite os benefícios e ajude o site e suas plataformas a crescerem ainda mais. Acesse https://picpay.me/f1mania, busque por @f1mania no app PicPay ou clique aqui e saiba mais.

 

 

Siga-nos nas redes sociais:
YouTube
Twitter
Facebook
Instagram

 

Ouça nossos podcasts diários na sua plataforma favorita:
Spotify
Google Play Music
Deezer
iTunes
Amazon

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.