F1: Ricciardo admite que idade pode ter afetado seu desempenho

Daniel Ricciardo, que oficialmente perdeu sua vaga na RB para o jovem Liam Lawson, já a partir da próxima corrida, o GP dos EUA em 20 de outubro, afirmou que a idade pode ter sido um fator decisivo no declínio de seu desempenho na Fórmula 1. Aos 35 anos, o piloto australiano reconheceu que a competitividade crescente e a dificuldade em manter o ritmo de antigamente podem ter marcado o fim de sua carreira na categoria.

“Eu ainda mostrei o ritmo que tive ao longo dos anos, mas ficou claro que está mais difícil demonstrá-lo em todos os finais de semana”, afirmou Ricciardo. “Talvez seja uma questão de idade. Definitivamente era mais fácil quando eu tinha 25 anos, comparado aos 35. Mas também pode ser que a concorrência esteja aumentando, algo comum em todos os esportes.”

Ricciardo, que voltou à Red Bull em 2023 como piloto reserva após sua saída da McLaren, teve a chance de substituir Nyck de Vries na AlphaTauri (atual RB) após dez corridas na temporada passada, continuando como piloto titular este ano, mas não conseguindo garantir sua permanência até o final da temporada 2024. Ao ser questionado sobre a possibilidade de voltar a assumir uma função de piloto reserva, ele foi categórico: “Não. Não vejo sentido em tentar recomeçar minha carreira, até porque já tenho 35 anos.”

Ao analisar o cenário atual da Fórmula 1, Ricciardo destacou como o esporte evoluiu e como os pilotos mais jovens têm se preparado desde cedo para competir no mais alto nível. “Os simuladores estão melhores, os jovens estão cada vez mais preparados e eles têm acesso a todos os dados e vídeos ‘onboard’, então podem estudar todos os pilotos”, disse o australiano. “Talvez o nível de competição tenha aumentado e seja uma tarefa difícil para mim lutar nesse nível em todos os finais de semana.”

Mesmo com essas dificuldades, Ricciardo afirmou que está em paz com seu passado na categoria e que pretende sair da Fórmula 1 com boas lembranças. “Estou feliz por ter conseguido competir em alto nível. Foi muito divertido. Não quero me ver em uma situação onde tudo se resume a um esforço cansativo, sendo eliminado no Q1 em todos os finais de semana”, concluiu o piloto australiano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.