F1: Ricciardo defende Verstappen após incidente com Norris: “Estão martelando ele”

Daniel Ricciardo acredita que, depois do incidente entre Max Verstappen e Lando Norris, Verstappen não merecia ter sido tão criticado.

O atual campeão e Norris estavam em uma batalha acirrada no final do GP da Áustria quando os dois se tocaram, tirando o britânico da corrida. Verstappen recebeu uma penalidade por causar a colisão, mas terminou em P5. Depois da prova, o piloto da Red Bull foi duramente criticado, e Daniel Ricciardo achou a reação exagerada.

O ex-colega de equipe de Verstappen argumentou que as pessoas “estão provavelmente ‘martelando’ um pouco o Max”.

“Não sei se é, parece que está sendo um pouco exagerado. Tipo, eu digo que ele não mudou”.

“Quando digo que ele não mudou, acho que ele, a forma como ele corre, obviamente, deixa tudo na pista e é isso que muitos fãs também têm em mente sobre ele. Mas acho que ele amadureceu desde o início de sua carreira? Com certeza. Então, sim, não é como se ele se encontrasse nessas posições o tempo todo. Sim, eu não sei”.

“Não acho que precisa ser abordado de verdade no momento. Mas, sim, você está lutando por uma vitória. Foi infeliz. Não acho que o incidente que tiveram foi perigoso”.

“Foi bastante baixa velocidade nisso. Não foi como, obviamente, uma situação de Curva 9 aqui [Silverstone] em Copse 2021 [incidente entre Lewis Hamilton e Verstappen]. Isso, obviamente, teve uma consequência muito maior”.

“Mas se isso continuar nas próximas corridas e for tipo, ‘ah, uou, isso é, OK’. Não tenho certeza se uma corrida é suficiente para criar uma narrativa de ‘nada mudou’, esse tipo de coisa.”

Ricciardo continuou dizendo que esse tipo de batalha acirrada é o que os pilotos esperam. 

“Você tem que esperar isso. Mas, sabe, eu nem quero focar no Max”.

“Acho que quando você está lutando por uma vitória, é, você sabe, você luta por uma vitória. Você vai lutar mais duro do que lutando pelo 15º lugar? Honestamente, sim, porque é assim que é”.

“Então, acho que é de se esperar. E, sabe, não estou dizendo, OK, se tudo foi correto e pelo livro. Sim, talvez algumas coisas estivessem exageradas”.

“Mas, de novo, acho que eles vão falar sobre isso porque é pela vitória. E como eu disse, provavelmente vou tentar criar alguns inimigos dos dois garotos que se dão bem. Mas acho sinceramente que é bom que haja uma batalha intensa pela liderança. E, infelizmente, acabou assim para eles. Mas é assim que acontece.”

“Ninguém neste esporte quer ser aquele que é intimidado”, acrescentou o australiano. “Então você quer defender o seu terreno contra todos. E obviamente é a sua reputação também. E quando as pessoas chegam até você na pista, você não quer que elas pensem, ‘ah, este cara vai ser fácil para mim’”.

“Então, você sempre quer ter seus cotovelos para fora até certo ponto. Sabemos que Max desde o primeiro dia sempre teve os dele para fora. E acho que naturalmente seu DNA, ele é apenas um piloto duro”.

“Não é algo que ele precise realmente procurar profundamente. É apenas assim que ele corre. Então é meio que incondicional com ele que você vai ter uma batalha dura”.

“Mas, sim, não necessariamente talvez muda a forma como você corre contra ele. Você apenas sabe que terá que fazer uma ultrapassagem realmente boa e garantir que ela funcione”.

“Acho que Lando aprendeu isso no sábado. Acho que ele pensou que provavelmente tinha conseguido e o Max disse, ‘não hoje’. Então é como você aprende, você vive e aprende”.

“Obviamente, então, sim, acho que Lando fez algumas manobras audaciosas no domingo e teve seus cotovelos para fora também. E como eu disse, é lamentável que eu acho que o resultado foi o que foi.”



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.