F1: Ricciardo diz que pressão ajuda a pilotar melhor

Daniel Ricciardo parece não se incomodar com as especulações sobre seu futuro na Fórmula 1. O australiano, inclusive, brincou que costuma ter bons finais de semana quando o assunto é seu desempenho.

Acostumado às críticas desde sua passagem pela McLaren, Ricciardo encara com tranquilidade o burburinho atual na mídia.

Manter Ricciardo na RB tinha como objetivo motivá-lo a pressionar Sergio Perez pela vaga na Red Bull Racing. No entanto, o mau começo de temporada do australiano com cinco corridas fora da zona de pontuação acabou com essa possibilidade.

Um quarto lugar no GP de Miami e resultados entre os dez primeiros no Canadá e na Áustria mudaram o rumo das manchetes. De: ‘Daniel Ricciardo fora da F1 após as férias’ para ‘Daniel Ricciardo substitui Sergio Perez após as férias’.

Porém, um desempenho ruim no GP da Inglaterra reacendeu as discussões. Há quem peça a entrada do piloto reserva Liam Lawson na Red Bull, a saída de Perez da F1, ou a permanência de Ricciardo na RB, mas apenas até o final da atual temporada.

As próximas duas corridas, Hungria e Spa, serão de extrema importância. A RB irá definir quem será o companheiro de equipe de Yuki Tsunoda em 2025, durante as férias da F1, mas essa decisão pode até mesmo influenciar quem estará no carro que atualmente é de Ricciardo, após as férias da categoria.

Já foi amplamente divulgado que existem cláusulas no contrato de Perez, que permitem à Red Bull Racing fazer alterações baseadas em sua diferença de pontos para Verstappen. Se o mexicano estiver mais de 100 pontos atrás do holandês após Spa, a Red Bull pode substituí-lo. Atualmente, a desvantagem é de 137 pontos.

Enquanto ambos os pilotos (Ricciardo e Perez) serão alvo de muita especulação nas próximas semanas, o australiano encara as críticas com bom humor, já que elas parecem inspirar bons resultados.

“Provavelmente o que me faltou na maior parte da temporada até agora foi ter alguns resultados decentes seguidos”, disse ele ao site oficial da F1. “Mas é engraçado, quando temos uma coletiva de imprensa e eles falam: ‘Algumas pessoas estão comentando sobre você’, eu costumo ter um bom final de semana!”, disse Ricciardo rindo.

Ele insiste que está progredindo, com dois top 10 nas últimas quatro corridas. No entanto, Ricciardo soma apenas onze pontos marcados em 2024, contra vinte do companheiro de equipe, Tsunoda. “Eu sei o que é necessário e finalmente estou ganhando um pouco de ritmo”, disse o australiano de 35 anos. “É o que eu esperava ter tido em toda a temporada, mas foi um pouco difícil conseguir isso. Agora, é tentar manter a sequência, pois me sinto muito bem no carro.”

Se perder o lugar na RB, Ricciardo afirmou que não está procurando por outras equipes. “Não estou sendo teimoso ou arrogante, mas não estou procurando outro lugar. Eu disse que realmente gosto de estar de volta à ‘família’ Red Bull. É estranho, mas às vezes até gosto das cutucadas de Helmut (Marko, consultor da Red Bull Racing), porque acho que elas também podem me deixar um pouco mais motivado e tirar o melhor de mim”, completou o piloto australiano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.