F1: Ricciardo diz que VCARB não é uma nova Red Bull

Daniel Ricciardo jogou um balde de água fria nas expectativas dos fãs da VCARB (Visa Cash App RB) para a temporada 2024 da Fórmula 1, apesar dos bons resultados nos testes de pré-temporada.

A equipe, que mudou de nome e adotou uma estrutura de gestão renovada, vinha sendo apontada como uma possível surpresa positiva devido à sua aliança mais estreita com a campeã Red Bull. Com a suspensão traseira da Red Bull, a VCARB conquistou pontos consistentes em na segunda metade da temporada 2023 e terminou em oitavo no Mundial de Construtores.

Nos três dias de testes no Bahrein, a VCARB mostrou bom ritmo com Ricciardo próximo de Lando Norris da McLaren e Charles Leclerc da Ferrari em dois dias seguidos. No entanto, o australiano afirmou que a VCARB ainda não se descolou do grupo do meio do pelotão, e disse que a equipe tem trabalho a fazer para atingir seus objetivos em 2024.

“Precisamos ser um pouco cautelosos no início da temporada”, afirmou Ricciardo. “O objetivo ao longo da temporada é o topo do pelotão intermediário. Mas por enquanto, estamos provavelmente mais no miolo. Não sei se estamos na frente ainda, mas esse é certamente nosso objetivo. Sei que algumas pessoas estão animadas com o nosso desempenho, mas quero ser um pouco cauteloso. Temos um carro decente, mas ainda temos muito trabalho a fazer, e acreditamos que há mais a ser explorado com os dados que obtivemos nos testes.”

Ricciardo disse ainda que a expectativa de que o VCARB 01 fosse uma réplica do RB19 da Red Bull, carro campeão em 2023, também criou suposições irrealistas sobre a VCARB.

“Acho que as pessoas se animaram muito de fora. Muitos fãs estavam animados. Acho que achavam que seríamos uma versão diferente de outro carro do passado, o RB19 da Red Bull. Mas não é isso. Acho que foi só porque era emocionante que seria assim, mas não é. Mas estamos tentando aproveitar ao máximo o que temos”, acrescentou.

O australiano também destacou que a melhora da VCARB parecerá menos drástica em comparação com seus rivais, pois a equipe buscou desenvolver seu antecessor até a última corrida no ano passado.

“Definitivamente desenvolvemos o carro em relação ao ano passado. É difícil porque trouxemos atualizações até em Abu Dhabi, então estamos comparando com um carro que teve atualizações recentes”, acrescentou. “Se compararmos com o carro da corrida anterior a Abu Dhabi, parece que demos um passo maior, mas é apenas uma evolução. Alguns ajustes aqui e ali, mas ainda acho que se quisermos garantir muitas participações no Q3 e top 10, acho que ainda temos algo para encontrar”, afirmou.

Quando questionado se estava satisfeito com o progresso da VCARB após o fim dos testes no Bahrein, Ricciardo respondeu: “Estou em dúvida. Mas é assim que eu abordo os testes. Mesmo se você ver (Carlos) Sainz em primeiro, ainda há muitas perguntas. É combustível? É motor? Que hora do dia? Então, você nunca sabe. Acho que, independentemente de onde estejamos na tabela de tempos, estou apenas ficando em algum lugar no meio. Sei que provavelmente não vamos ser pole position na próxima semana. Mas gosto de pensar que ainda estamos nessa disputa do meio do pelotão. Obviamente, para começarmos a temporada, se pudermos estar no Q3 e conquistar pontos no domingo, será um bom começo de ano. Se vamos conseguir ou não na próxima semana, só o tempo dirá. Mas acho que esse é o começo, e depois, conforme aprendermos mais sobre o carro e trabalharmos juntos com muitos novos integrantes da equipe, acho que é aí que podemos começar a elevar o nível um pouco mais”, encerrou o piloto australiano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.