Daniel Ricciardo comentou que espera que a Racing Bulls descubra um “grande buraco” em seu carro de Fórmula 1 para explicar as dificuldades em extrair ritmo durante o Grande Prêmio da Inglaterra no último fim de semana.
Ricciardo tinha como objetivo ter um bom desempenho após conquistar o nono lugar na Áustria, mas lamentou a falta de competitividade em todas as condições em Silverstone, terminando na 13º posição . Os esforços do piloto australiano foi um fracasso quando ele lamentou que a equipe não valorizou seu plano de corrida no Q2, classificando-se com o tempo mais lento na segunda fase. As perspectivas de Ricciardo pioraram quando uma mudança de motor não programada antes do início da corrida significou que ele estava com menos potência com uma unidade mais antiga.
No entanto, Ricciardo não conseguiu identificar o motivo de seu ritmo insatisfatório durante o fim de semana, apesar de admitir que a RB perdeu terreno para seus rivais na corrida pelo desenvolvimento.
“Comprometido é uma maneira educada de dizer, espero que haja um grande buraco no meu carro que eu ainda não vi e que seja a razão pela qual estamos realmente lentos. Mas sim, honestamente, apenas como equipe, com certeza, nós lutamos aqui. Sabe, como olhar para o Williams no final daquele trecho e (Logan) Sargeant se afastou de mim e acredito que (Alex) Albon passou (Yuki) Tsunoda. Sim, Yuki conseguiu um ponto, ele foi bem. Mas acho que como equipe não fomos muito competitivos neste fim de semana. Eu certamente lutei mais na corrida. Ainda não tenho certeza do porquê.” Disse Ricciardo.
“Houve momentos em que meu engenheiro me dizia que eu estava cerca de oito décimos atrás e fiquei bastante surpreso ao ouvir isso porque senti que acabara de cruzar a linha e fiz uma boa volta. Então sim, um pouco provavelmente perdido em termos de onde esse ritmo está. Senti que definitivamente houve momentos em que havia condições mistas, houve algumas voltas em que eu estava… Sim, eu não fiz talvez o melhor punhado de voltas nessas condições mistas. Mas então vamos dizer avançando rapidamente para o final ou até mesmo o início, quando estava seco. Lutei com certeza por aderência e equilíbrio, mas acho que esses circuitos nos expuseram um pouco e as outras equipes fizeram algumas boas atualizações e essa também é a realidade. E por que eu lutei mais do que… Eu diria que na maior parte do tempo mais do que Yuki hoje, sim, vou tentar dar uma olhada,” disse ele.
“Mas como sempre, faço anotações durante a corrida e as compartilho com a equipe agora e tento entender por que senti o que senti.”
Ricciardo estava satisfeito com o equilíbrio em seu carro na corrida, levando a suspeitar que a RB está faltando carga aerodinâmica contra outros carros. Mas com o companheiro de equipe Tsunoda correndo para o 10º lugar para coletar um único ponto, o ex-piloto da Red Bull admitiu que seu lado da garagem da equipe não maximizou suas esperanças.
“Então eu me lembro um pouco de onde eu estava lutando com o tempo de volta, tentando encontrá-lo”, explicou. “Eu acho que meu engenheiro me perguntou, ‘O que estou perdendo? Do que eu preciso?’ E eu senti que, sim, eu estava dizendo que o equilíbrio e as coisas estavam realmente OK. Você só sente que estamos apenas faltando carga, sabe. Então é por isso que quando ouvi os tempos de volta dos outros, fiquei bastante confuso porque eu disse que fiz a volta e a volta parecia bastante limpa. Algumas coisinhas, mas senti decente. Como se eu estivesse perto do potencial do carro. E foi quando eu estava tipo, eu realmente não tenho uma resposta agora onde está esse tempo de volta.
“Então sim, eu estava apenas meio que dizendo, observando os outros carros na frente, eu senti, sim, na alta velocidade, eles realmente conseguiram se afastar um pouco mais. Então provavelmente minha explicação de ter, você sabe, estamos faltando um pouco de carga. Mas sim, obviamente o downforce é rei, mas acho que ainda há coisas que perdemos hoje, ou minha suposição é que perdemos algumas coisas apenas com nosso carro e otimizando-o. Então sim, temos que, olhando para frente, fazer tudo melhor. Mas agora com o que temos, tentar provavelmente ainda com a configuração, há talvez algumas coisas que eu e a equipe talvez não estejamos entendendo completamente. Então vamos continuar tentando,” finalizou Ricciardo.