Daniel Ricciardo deve tomar uma decisão sobre seu futuro na Fórmula 1 em breve. Falando ao The Athletic, o australiano disse que, neste momento, tudo aponta que ele possa voltar ao grid da categoria em 2024, mas que ainda não foi tomada nenhuma decisão.
Nos dois primeiros GPs da temporada 2023, Ricciardo não esteve presente, mesmo sendo piloto de testes e reserva da Red Bull este ano, mas na corrida em seu país neste final de semana, o australiano está de volta ao paddock, e segundo suas próprias palavras, um retorno às pistas ainda está em seu radar.
“Os sinais apontam para o retorno ao grid da F1”, afirmou Ricciardo. “Eu até já me coloquei em cenários, de caso eu voltasse ao grid amanhã, o que eu faria diferente? Você não tem essa chance de observar isso, quando está dentro do cenário. Tenho a chance de dar um passo para trás e rever tudo de longe, e com o luxo do tempo também, de não ser forçado a tomar uma decisão ou apressar nada. Sinto que se eu voltar ao grid, acredito honestamente que serei uma versão melhor de mim mesmo”, afirmou.
Para qual equipe Ricciardo poderia pilotar em um possível retorno, ainda não está claro. Ferrari e Red Bull já comprometeram seus pilotos para 2024 e, na Mercedes, George Russell já tem vaga garantida. Mesmo a nova equipe de ponta Aston Martin, já está definida com seus dois atuais pilotos para o próximo ano. Isso deixa apenas um assento, possivelmente vago em uma equipe do topo.
“Quero voltar com uma equipe de ponta”, afirmou Ricciardo. “Voltar e talvez me colocar em um lugar que esteja lutando, na melhor das hipóteses, por um top 10, não acho que isso vai trazer o melhor de mim. Eu me vejo, pelo menos na minha cabeça, querendo estar de volta ao grid, mas ainda há alguns termos e condições, por assim dizer. Não será a qualquer custo”, finalizou o australiano.
Diante do atual cenário no grid da F1, a única vaga que talvez esteja disponível em uma equipe de ponta, seria a de Lewis Hamilton na Mercedes, mas para isso acontecer, o heptacampeão teria que decidir se aposentar, e por enquanto essa não parece ser a intenção do britânico, e nem se a Mercedes gostaria de ter Ricciardo em seu carro em 2024.