Daniel Ricciardo estará presente no final de semana do GP de Singapura de Fórmula 1, mas ainda não poderá participar das atividades na pista, segundo a AlphaTauri.
Após seu retorno como piloto titular na F1, Ricciardo completou apenas duas corridas com a AlphaTauri nos GPs da Hungria e da Bélgica. No entanto, um acidente no TL2 em Zandvoort para o GP da Holanda, provocou uma fratura na mão esquerda do australiano, que o tirou de ação por tempo indeterminado.
Até o momento, Ricciardo ficou de fora dos GPs da Holanda e da Itália, com o chefe da equipe Red Bull, Christian Horner, afirmando que é improvável que ele retorne antes do GP do Catar no próximo mês.
Hoje a AlphaTauri confirmou que Ricciardo estará presente com a equipe em Singapura, apenas para fins de ‘engenharia’.
O piloto reserva da Red Bull, Liam Lawson, tem sido o substituto de Ricciardo em sua ausência, impressionando na última vez, quase marcando pontos com um 11º lugar. O piloto da Nova Zelândia afirmou que ‘definitivamente se sentiu mais confortável em Monza do que em Zandvoort, mesmo que ainda haja muito a aprender’.
“Quando você fica mais confortável nesses tipos de carros, pode fazer uma grande diferença”, disse Lawson. “Depois de ter feito duas corridas agora, também estou começando a entender melhor a diferença entre os compostos de pneus, o que é muito importante.”
“Diria que Monza foi um sucesso, mesmo que tenha sido decepcionante terminar tão perto dos pontos. Eu acho que se eu tivesse tido uma largada melhor, talvez as coisas pudessem ter sido diferentes, mas é algo que vou aprender e estou animado para seguir em frente.”
“Eu sei que essa (Singapura) é uma corrida muito difícil fisicamente, e quando você é lançado na F1 nesta situação, mesmo com todo o treinamento do mundo, ainda é uma adaptação muito difícil. Vai ser extremamente difícil, mas tenho treinado e feito tudo o que posso para me preparar para isso”, disse Lawson.
“No ano passado, experimentei a rotina noturna em Singapura (como reserva da Red Bull). É legal, para ser honesto, passar por um fim de semana assim. É um pouco diferente do normal. Obviamente, o maior ajuste será me acostumar com a pista, pois só pilotei no simulador, e as pistas de rua são provavelmente as mais difíceis de replicar.”
“Exigem confiança, e quando você é novo na pista, ou mesmo na minha situação sendo novo na Fórmula 1, ter essa confiança no início do fim de semana é bem complicado. Vou tentar fazer o máximo de voltas que pudermos, um pouco como em Monza, para ser honesto. Esse era o objetivo lá, e será algo parecido agora. No geral eu gosto de pistas de rua, por exemplo, eu adoro Mônaco, então estou esperando curtir Singapura também”, finalizou Lawson.