Daniel Ricciardo, piloto da equipe RB, revelou que um problema na embreagem foi a causa do salto no Grande Prêmio do Canadá de F1, que resultou em uma penalidade de cinco segundos para ele.
Ricciardo se tornou o primeiro piloto a ser punido sob a nova regra da FIA, pois seu carro foi considerado ter se movido “antes do sinal de largada ser dado”. O australiano admitiu que ficou confuso com o ocorrido até seu engenheiro de corrida, Pierre Hamelin, esclarecer que se tratava de um problema técnico.
“Foi estranho porque me disseram que eu tinha uma penalidade de cinco segundos por um salto na largada, mas eu sei que não pulei as luzes, então fiquei um pouco confuso, então, questionei isso, mas depois lembro que, quando estava aumentando as rotações para a largada, senti que talvez o carro estivesse se movendo,” explicou ele.
“Então sim, Pierre disse que obviamente tivemos um problema, talvez uma embreagem ou algo assim. Então, isso obviamente foi um pequeno contratempo.” Os pilotos da RB lamentaram as partidas inconsistentes nos últimos tempos neste período, e o chefe da equipe, Laurent Mekies, revelou que o carro de Ricciardo se movimentou “devido a um leve arrasto da embreagem”.
Ricciardo caiu para o décimo lugar após receber sua penalidade durante o primeiro período de Safety Car na volta 26 e perdeu mais uma posição quando Alex Albon o ultrapassou na relargada.
“Então, quando fizemos a parada para pneus intermediários, perdemos algumas posições para os carros que permaneceram na pista, e então não conseguimos realmente avançar muito com os novos pneus intermediários, então sim, a corrida estava escapando um pouco de nós,” disse Ricciardo.
No entanto, Albon acabaria saindo da corrida quando Carlos Sainz rodou e coletou sua Williams, enquanto o companheiro de equipe da RB, Yuki Tsunoda, abandonou após cortar a curva 8 e ir parar na grama molhada.
Uma ultrapassagem sobre o Alpine de Esteban Ocon permitiu a Ricciardo recuperar algumas posições e terminar em oitavo lugar, garantindo seus primeiros pontos em condições de grande prêmio em 2024.
“Então, conforme a pista secava no final, conseguimos ultrapassar alguns carros e sim, fiquei feliz por terminar com quatro pontos,” acrescentou.
“Então sim, nunca seria perfeito. Quero dizer, estas condições são tão difíceis para todo,”
“Então sim, obviamente vamos continuar tentando melhorar, mas acho que, de modo geral, para uma corrida assim, saímos com alguns pontos,”
“Então, tudo considerado, foi um fim de semana bastante bom do início ao fim. E não vou reclamar. Foi definitivamente bom,”
“Sim, foi bom”, ele entusiasmou. “Quero dizer, sinto também que estes finais de semana às vezes são os mais difíceis, você sabe, especialmente quando as coisas não estão indo tão bem ou você está perdendo o momento, então você tem tantos, você sabe, tivemos todas as condições neste fim de semana,”
“Então, foi bom, como você disse, do início ao fim, manter-se na pista, manter-se estável, manter-se suave,”
“Então sim, precisávamos disso. Claro, eu precisava disso. Então sim, não direi mais nada aos outros, mas é bom. Vamos manter em silêncio. Mas sim, feliz,” finalizou Ricciardo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.