Nico Rosberg, ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 2016, fez uma análise sobre a carreira de Nico Hulkenberg, destacando que o piloto alemão não alcançou todo o potencial esperado, apesar do talento demonstrado nas categorias de base. Segundo Rosberg, uma combinação de falta de ‘inteligência social’ e erros estratégicos, pode ter sido determinante para que Hulkenberg nunca subisse ao pódio em suas 227 corridas na F1.
“É inacreditável que Nico Hulkenberg nunca tenha estado em um pódio”, disse Rosberg à Sky Sports F1. “Ele foi um grande talento vindo da Fórmula 3 e Fórmula 2 e mostrou momentos de genialidade na Fórmula 1. Mas de alguma forma, nunca correspondeu às expectativas, com exceção deste ano, onde ele realmente mostrou algo especial, maximizando o carro da Haas constantemente.”
Rosberg também elogiou o desempenho do compatriota em sessões de classificação, destacando que Hulkenberg foi um dos melhores do grid em 2024. No entanto, ele apontou dúvidas sobre sua consistência durante as corridas. “Ainda há questões sobre seu ritmo e habilidade em algumas situações, mas mesmo aí ele foi bem este ano”, acrescentou.
Para Rosberg, a falta de um sucesso maior de Hulkenberg na F1, não se deve apenas a falta de sorte. Ele acredita que o piloto não conseguiu criar as condições necessárias para se colocar em uma equipe de ponta, como Ferrari, que esteve próxima de contratá-lo em um certo momento algum tempo atrás.
“Se você mostrar que é um dos melhores, eventualmente você chega ao carro vencedor. Ele nunca realmente demonstrou isso”, afirmou Rosberg. “Além disso, ele não era o melhor socialmente, em termos de inteligência social e de trabalhar bem com os chefes de equipe para se posicionar no lugar certo. Ele queimou algumas pontes no início da carreira, e isso poderia ter sido feito de forma diferente”, disse o ex-piloto.
Rosberg também relembrou momentos em que Hulkenberg foi superado, como na disputa direta com Daniel Ricciardo na Renault em 2019. “E olhe onde Ricciardo está agora. No fim, parece que ele também não era dos melhores”, concluiu o alemão.
Após passar um tempo afastado do grid da F1, Hulkenberg encontrou uma nova oportunidade com a Haas em 2023, mostrando consistência e renovando sua reputação. Contudo, Rosberg acredita que os erros do passado e a falta de conexões estratégicas ainda pesam na análise de sua carreira na Fórmula 1.