Neste ano, a dominância da Red Bull é inegável. Ainda que a Ferrari tenha feito um carro que conseguiu competir quase de igual para igual com os austríacos, a Mercedes ficou muito aquém do desempenho das rivais. O campeão do mundo de 2016, Nico Rosberg, acredita que será “muito difícil” para a Scuderia e sua ex-equipe vencerem a Red Bull em 2023.
Com quatro corridas restantes, Max Verstappen venceu o mundial de pilotos de 2022. E com três corridas faltando, o mundial de construtores agora também já foi vencido pela Red Bull, confirmando o favoritismo da equipe austríaca. Até este momento, eles têm 15 vitórias dos 19 GPs disputados na temporada.
Para a campeã dos últimos oito anos, o ano não tem sido nada fácil. Após uma dominância de 2014 a 2021, a Mercedes agora é apenas a terceira força do grid, e não conquistou nenhuma vitória em 2022. Rosberg diz que a equipe alemã precisa reverter seu déficit em velocidade de linha reta.
Falando na Sky Sports, Rosberg disse: “Vai ser muito difícil para a Ferrari, ou mesmo a Mercedes, se aproximar.
“Para a Mercedes, o calcanhar de Aquiles é aquele ritmo em linha reta – Deus, eles são lentos em uma reta, especialmente em comparação com a Red Bull.
“Eu realmente espero que eles consigam encontrar o segredo para desbloquear algum ritmo nas retas. A Red Bull é a força dominante no momento da maneira em que a Mercedes foi em todos esses anos.
“Garantir o campeonato de construtores tão cedo, também ter uma equipe tão dominante em todas as áreas no momento, assim como a Mercedes teve.”
Além disso, o alemão elogiou o desempenho da Red Bull em 2022.
“Eles têm o carro, eles têm a taxa de desenvolvimento durante uma temporada, confiabilidade agora, eles têm o piloto que é o melhor ou um dos melhores da F1 agora, eles têm a estratégia – sempre acertando o tempo todo.
“Tudo está se encaixando de uma maneira incrível, o motor parece ser incrível também.
“Definitivamente está em um período em que será difícil para qualquer outra equipe chegar perto novamente, mesmo no próximo ano, do jeito que está no momento, porque eles estão com o impulso.”