F1: Russell frustrado com P5 no Japão

George Russell, piloto da Mercedes, expressou sua frustração com o quinto lugar no Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1. Segundo o britânico, a corrida em Suzuka foi amplamente definida pela sessão de classificação no sábado, com os seis primeiros colocados mantendo suas posições de largada até a bandeirada final.

“A corrida de hoje foi frustrante”, disse Russell. “Com os seis primeiros carros terminando onde começaram, foi um GP ditado pela performance na sessão de classificação de ontem.”

O piloto descreveu a estratégia da Mercedes: “Foi uma estratégia de uma parada relativamente fácil e, em um circuito onde é muito difícil ultrapassar, houve poucas oportunidades de progredir.”

A Mercedes tentou uma estratégia de ‘undercut’ sobre Charles Leclerc no final do primeiro stint de Russell, mas o plano não se concretizou devido ao tráfego na pista. “Tentamos o nosso melhor para fazer o ‘undercut’ funcionar sobre Leclerc no final do nosso primeiro stint. Infelizmente, não tínhamos ritmo suficiente para conseguir isso com o tráfego que tivemos que superar nessas duas voltas”, afirmou Russell.

De qualquer forma, Russell acredita que o resultado final provavelmente seria o mesmo, independente da estratégia: “Qualquer que fosse a estratégia que tentássemos, acho que, em última análise, teríamos terminado em P5. Nossa frustração vem principalmente do fato de não termos otimizado a sessão de classificação ontem. Com o ritmo que mostramos nos treinos livres, tínhamos um carro que poderia ter competido pelas duas primeiras filas do grid. É a primeira sessão de classificação do ano em que não maximizamos todo o nosso potencial. Foi uma pena”, acrescentou.

“Podemos nos recuperar imediatamente no Bahrein. É uma pista muito diferente de Suzuka, muito mais quente e um circuito mais abrasivo. Será fascinante ver onde está o desempenho relativo de todos e será outro teste para todo mundo”, encerrou o piloto britânico.

🎥 Último vídeo no canal