Até agora a Mercedes não conseguiu o desempenho que esperava na temporada 2023 da Fórmula 1, mesmo depois dos fracos resultados em 2022, mas George Russell afirmou que há luz no horizonte. Ele vê sua equipe trabalhando forte em ‘grandes mudanças’ que devem garantir melhores resultados.
Depois de um período extremamente dominante na F1, a Mercedes errou completamente em 2022. A equipe alemã estava tão convencida de seu tão discutido conceito de ‘zero pod’ que utilizou no ano passado, que decidiu mantê-lo em 2023 também. No entanto, após resultados decepcionantes na corrida de abertura da temporada no Bahrein, o chefe da equipe, Toto Wolff, admitiu que o conceito não estava funcionando.
Enquanto isso, a equipe está trabalhando duro para fazer as mudanças necessárias no W14. Russell sabe muito bem que por enquanto, ele e seu companheiro de equipe Lewis Hamilton, estão totalmente fora da disputa pelo título e lutar por vitórias depende principalmente de problemas para a concorrência.
“Nós estamos aqui para vencer, estamos aqui para lutar por vitórias e pelo campeonato, e claramente não estamos em posição de fazer isso no momento”, disse Russell em conversa com o Formula1.com. “Mas grandes mudanças estão chegando. Naturalmente, você não pode trazer as coisas tão rapidamente para o carro, mas acho que no devido tempo veremos algumas grandes mudanças e espero que os tempos de volta representem isso”, afirmou Russell.
O próprio piloto da Mercedes também está fazendo sua parte testando atualizações no simulador, mas não quis adiantar muito sobre as melhorias. “Estamos trabalhando muito duro no momento com essas mudanças. Não vou revelar muito e precisamos garantir que funcionem como esperado”, disse o britânico de 25 anos.
No GP da Austrália, a Mercedes teve um desempenho consideravelmente melhor do que nas duas primeiras corridas do ano, mas um pódio potencial se transformou em um abandono para Russell, enquanto Hamilton conseguiu chegar em P2.
“Como dissemos várias vezes, provavelmente estamos obtendo mais ganhos nas últimas duas ou três semanas do que durante todo o período de férias, então definitivamente, estamos indo na direção certa agora”, finalizou o piloto da Mercedes.