George Russell comentou sobre a dificuldade de largar do lado direito do grid no GP do Catar de Fórmula 1, uma posição que Max Verstappen terá que enfrentar após uma penalização. O piloto da Red Bull Racing, que havia conquistado a pole position no circuito de Losail com 0s055 de vantagem sobre Russell, foi punido por reduzir a velocidade excessivamente diante do rival da Mercedes, durante uma volta de preparação, perdendo uma posição e sendo rebaixado para o P2 no grid de largada.
Russell, que dessa forma largará na pole, afirmou que a posição do lado direito, chamada de ‘lado sujo’, pode ser uma grande desvantagem, como demonstrado na corrida Sprint no sábado. “As posições do lado de dentro foram realmente complicadas na Sprint”, disse ele. “Acho que todos que largaram do lado direito tiveram uma largada ruim, o que me custou a chance de lutar com Lando (Norris).”
Na corrida Sprint, Russell perdeu a posição para Oscar Piastri, da McLaren, logo na largada e não conseguiu recuperar ao longo das 19 voltas. Com base nessa experiência, ele acredita que Verstappen enfrentará dificuldades semelhantes ao tentar acompanhar o ritmo dos líderes no GP neste domingo.
Russell detalhou o impacto de largar do lado menos aderente do grid: “Provavelmente é uma diferença de cerca de uma vez e meia o comprimento do carro até a curva 1. Em termos de distância, falamos de cerca de quatro metros a menos para quem está no lado direito. É uma diferença considerável aqui. Espero que o pessoal consiga limpar a pista um pouco mais, porque na Sprint ficou claro que as largadas desse lado foram ruins”, acrescentou.
Mesmo assim, Russell prevê uma disputa acirrada na corrida, com Verstappen e outros pilotos próximos em desempenho. “Vai ser uma luta muito próxima entre nós e outros quatro times. A Ferrari parecia estar no mesmo ritmo que Lando e eu na Sprint. Acho que será uma boa corrida, mas talvez vejamos outro ‘trem de DRS’, não sei”, finalizou o britânico.