Gabriel Bortoleto terminou mais um GP em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Neste domingo (6), após largar da 17ª colocação no GP do Japão, o brasileiro fez prova longe de problemas e cruzou a linha de chegada na 19ª colocação.
Antes do início da prova em Suzuka, a chuva esperada para o final de semana marcou presença. Com isso, a pista estava úmida quando os pilotos alinharam no grid, além de as condições estarem mais frescas com a temperatura marcando 14ºC e o asfalto em 21ºC.
O brasileiro da Sauber ocupava a 17ª posição do pelotão para o início da disputa, ocupando a nona fila. Para a largada, calçou os pneus duros, sendo um dos únicos pilotos, junto com Lewis Hamilton e Esteban Ocon, a ter optado pelo pneu para esse começo de corrida.
Luzes apagadas e começado o GP do Japão da F1. Com todos os pilotos a sua volta calçando os compostos médios, Bortoleto acabou caindo para a última posição, estando atrás de Lance Stroll, 19º.
Na décima volta, o canadense da Aston Martin foi aos boxes fazer a primeira parada da corrida. Portanto, Gabriel conseguiu ganhar uma posição e subiu para 19º e estava a 1s1 de Jack Doohan, logo à frente.
Seis giros mais tarde, o australiano da Alpine foi quem foi fazer uma visita aos boxes de sua equipe. O brasileiro, então, se aproveitou para subir mais uma posição e em 18º, estava agora a 2s8 de Esteban Ocon, que também calçava pneus duros.
Por volta da volta 21, a rodada de paradas começou de vez no Japão, com inclusive os ponteiros Oscar Piastri, e depois Lando Norris e Max Verstappen entrando no pitlane. Nisso, Bortoleto vinha subindo um pouco mais no pelotão, agora já sendo 15º, mas ainda sem ter feito seu pit-stop.
Com 31 voltas completadas, então, chegou a vez de Bortoleto ir aos boxes fazer sua parada. O brasileiro colocou pneu médio e voltou para a pista em 19, imediatamente atrás do companheiro Nico Hülkenberg e à frente de Stroll, que havia feito outro pit-stop.
A prova em Suzuka se encaminhava para os giros finais e Gabriel enfim chegou em Ocon. O titular da Sauber estava na 19ª colocação e estava a menos de 1s do francês, podendo já entrar na área de abertura de DRS.
Bandeira quadriculada e Bortoleto cruzou a linha de chegada na 19ª colocação, à frente apenas de Stroll. O brasileiro esteve a 0s5 de Esteban, enquanto Hülkneberg foi o 16º final.