F1: Saiba em que posição terminou Bortoleto no GP do Japão

Gabriel Bortoleto terminou mais um GP em sua temporada de estreia na Fórmula 1. Neste domingo (6), após largar da 17ª colocação no GP do Japão, o brasileiro fez prova longe de problemas e cruzou a linha de chegada na 19ª colocação.

Antes do início da prova em Suzuka, a chuva esperada para o final de semana marcou presença. Com isso, a pista estava úmida quando os pilotos alinharam no grid, além de as condições estarem mais frescas com a temperatura marcando 14ºC e o asfalto em 21ºC.

O brasileiro da Sauber ocupava a 17ª posição do pelotão para o início da disputa, ocupando a nona fila. Para a largada, calçou os pneus duros, sendo um dos únicos pilotos, junto com Lewis Hamilton e Esteban Ocon, a ter optado pelo pneu para esse começo de corrida.

Luzes apagadas e começado o GP do Japão da F1. Com todos os pilotos a sua volta calçando os compostos médios, Bortoleto acabou caindo para a última posição, estando atrás de Lance Stroll, 19º.

Na décima volta, o canadense da Aston Martin foi aos boxes fazer a primeira parada da corrida. Portanto, Gabriel conseguiu ganhar uma posição e subiu para 19º e estava a 1s1 de Jack Doohan, logo à frente.

Seis giros mais tarde, o australiano da Alpine foi quem foi fazer uma visita aos boxes de sua equipe. O brasileiro, então, se aproveitou para subir mais uma posição e em 18º, estava agora a 2s8 de Esteban Ocon, que também calçava pneus duros.

Por volta da volta 21, a rodada de paradas começou de vez no Japão, com inclusive os ponteiros Oscar Piastri, e depois Lando Norris e Max Verstappen entrando no pitlane. Nisso, Bortoleto vinha subindo um pouco mais no pelotão, agora já sendo 15º, mas ainda sem ter feito seu pit-stop.

Com 31 voltas completadas, então, chegou a vez de Bortoleto ir aos boxes fazer sua parada. O brasileiro colocou pneu médio e voltou para a pista em 19, imediatamente atrás do companheiro Nico Hülkenberg e à frente de Stroll, que havia feito outro pit-stop.

A prova em Suzuka se encaminhava para os giros finais e Gabriel enfim chegou em Ocon. O titular da Sauber estava na 19ª colocação e estava a menos de 1s do francês, podendo já entrar na área de abertura de DRS.

Bandeira quadriculada e Bortoleto cruzou a linha de chegada na 19ª colocação, à frente apenas de Stroll. O brasileiro esteve a 0s5 de Esteban, enquanto Hülkneberg foi o 16º final.

🎥 Último vídeo no canal