F1: Saiba o motivo do nome GP do Brasil mudar para GP de São Paulo

Neste final de semana acontece o GP de São Paulo da F1, a 21ª parada da temporada 2024. E apesar de ser a etapa brasileira que está no calendário há tantos anos, desde 2021 ela passou a levar o nome da cidade onde acontece, e não o país. Mas você sabe o motivo?

A alteração da nomenclatura aconteceu por uma série de motivos no final de 2020. Com o contrato em vigor chegando ao fim, começaram as negociações para que o país se mantivesse no circuito mundial, e foi aí que Rio de Janeiro, ao menos supostamente, entrou nas conversas como possível sede.

Naquela época, o então presidente Jair Bolsonaro se mostrou apoiador da ideia de tirar a F1 de São Paulo e levar para terras cariocas Mas João Dória, governador do estado, com apoio de Bruno Covas, que era o prefeito na ocasião, deixou claro que iria lutar para manter a categoria em Interlagos.

No fim, o RJ não foi permitido ter um novo autódromo, que seria em Deodoro, e deixou o caminho livre para o atual palco renovar o contrato para até, no mínimo, 2025. E com tudo isso, a prefeitura sugeriu à F1 de mudar o nome da corrida levando o nome da cidade-sede.

Então, em 16 de dezembro de 2020, o site oficial da categoria noticiou que o Grande Prêmio do Brasil passaria a se chamar Grande Prêmio de São Paulo.

O GP de São Paulo de 2024 da F1 acontece neste final de semana entre os dias 1º a 3 de novembro. O F1MANIA.NET vai cobrir todas as atividades in loco.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.