O campeonato de pilotos da Fórmula 1 foi encerrado por Max Verstappen em Las Vegas, mas o Mundial de Construtores segue indefinido e será decidido na última etapa da temporada, neste fim de semana, em Abu Dhabi. A disputa está entre McLaren e Ferrari, com a equipe britânica liderando por 21 pontos.
Após a Sprint no Catar, a McLaren aumentou sua vantagem para 30 pontos, mas o resultado da corrida principal trouxe um revés. Graças a uma penalidade tardia aplicada a Lando Norris, que caiu de segundo para décimo, a Ferrari conseguiu reduzir a diferença para 21 pontos. Agora, as duas equipes chegam a Yas Marina prontas para definir o título.
A McLaren precisa marcar 24 pontos na corrida de domingo para garantir o campeonato, independentemente do desempenho da Ferrari. Caso a Scuderia não vença a prova, os britânicos poderiam assegurar o título com 23 pontos. Um exemplo seria uma vitória, que vale 25 pontos, ou combinações como um segundo lugar (18 pontos) e um sétimo (6 pontos), ou ainda um terceiro (15 pontos) e um quinto (10 pontos).
A Ferrari, por sua vez, precisará de um desempenho impecável e contar com uma combinação de fatores para superar a McLaren. O cenário ideal para a Scuderia seria conquistar uma dobradinha com a volta mais rápida, somando o máximo de 44 pontos, enquanto a McLaren não marcasse. No entanto, se os papayas conseguirem colocar um carro no pódio e o outro em quarto ou quinto lugar, o título estará garantido para a equipe de Woking.
Red Bull está matematicamente fora da disputa pelo título, mesmo após vencer no Catar com Verstappen. A equipe austríaca soma 581 pontos, 59 atrás da McLaren, com apenas 44 ainda em jogo. No entanto, os touros ainda têm potencial para influenciar o resultado do campeonato. Uma vitória da Red Bull em Abu Dhabi reduziria os pontos disponíveis para as rivais, deixando a McLaren precisando de apenas 13 pontos – equivalente a um quinto e oitavo lugares – para garantir o título.
O GP de Abu Dhabi promete uma decisão acirrada, com a McLaren buscando encerrar um jejum de mais de 20 anos sem títulos de construtores, enquanto a Ferrari luta para conquistar sua primeira taça desde 2008. Acompanhe a cobertura completa no F1MANIA.NET para não perder nenhum detalhe desta emocionante decisão.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.