Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, revelou os fatores que podem levar Max Verstappen a deixar a equipe antes do fim de seu contrato, que vai até 2028. Embora o piloto holandês tenha desfrutado de grande sucesso nos últimos anos, acumulando 54 vitórias e três títulos na Fórmula 1, Marko afirmou que a continuidade de Verstappen na equipe está diretamente ligada à performance do carro.
Verstappen, que já manifestou interesse por outras equipes, como a Mercedes, e até ameaçou se aposentar da Fórmula 1, depende de um ambiente competitivo para se manter motivado, conforme Marko afirmou em uma entrevista ao Sport.De. “Max não é do tipo que quer bater os recordes de Michael (Schumacher) ou Lewis (Hamilton). Ele quer vencer quando está no carro, mas o ambiente precisa ser adequado. Se isso não estiver alinhado, ele pode decidir, de um dia para o outro, que chega”, disse ele.
Marko também confirmou que o contrato de Verstappen contém uma cláusula de desempenho, permitindo que o piloto deixe a equipe caso a Red Bull não consiga entregar um carro capaz de disputar as primeiras posições. “A maioria dos grandes pilotos tem cláusulas de saída baseadas em desempenho, e Max também tem. Se não conseguirmos dar a ele um carro competitivo, a saída será algo que ele certamente irá considerar”, finalizou o consultor da Red Bull.
A relação de Verstappen com a equipe parece firme, apesar dos problemas internos enfrentados pela equipe este ano, mas o futuro pode depender da capacidade da Red Bull de continuar proporcionando ao holandês as ferramentas necessárias para lutar pelo topo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.