F1
|
24 de fevereiro de 2025 08:52

F1: Sainz admite que brigar por pódios com a Williams em 2025 seria uma surpresa

Carlos Sainz reconheceu que ver a Williams disputando pódios na temporada 2025 da Fórmula 1 seria uma “surpresa”, apesar da crença da McLaren de que uma equipe do pelotão intermediário pode vencer uma corrida neste ano.

A expectativa para a nova temporada é de uma das disputas mais equilibradas dos últimos anos, já que as quatro principais equipes – Red Bull, Ferrari, Mercedes e McLaren – venceram corridas nas últimas etapas de 2024. No entanto, o desenvolvimento acelerado desses times criou uma diferença significativa em relação ao restante do grid. No último campeonato, a Mercedes, que terminou em quarto no Mundial de Construtores, somou 374 pontos a mais que a quinta colocada, a Aston Martin.

O domínio das equipes de ponta foi tão grande que apenas em novembro uma equipe fora desse grupo conseguiu um pódio, quando os pilotos da Alpine se beneficiaram das condições extremas de chuva no GP de São Paulo.

Apesar disso, a McLaren acredita que a tendência de convergência do desempenho entre as equipes pode possibilitar uma vitória surpresa de um time do meio do grid em 2025. Para Sainz, no entanto, a Williams ainda está a pelo menos três décimos de segundo por volta de disputar um lugar no top 3 de forma consistente.

Questionado sobre a possibilidade de brigar por um pódio já na primeira corrida do ano, na Austrália, Sainz respondeu durante o evento de lançamento do F1 75 que isso seria uma grande surpresa.

“Acho que vocês já ouviram a equipe falar sobre este ano como um período de transição, um ano de preparação para as oportunidades que 2026 pode trazer. Precisamos reduzir a diferença para os times da frente. Embora essa diferença seja menor do que nunca, ainda há três ou quatro décimos separando os times do topo do pelotão intermediário. E encontrar esse tempo extra dentro das restrições do teto orçamentário e dos regulamentos atuais não é uma tarefa fácil”, explicou o espanhol.

Sainz, que venceu duas corridas em sua última temporada pela Ferrari, afirmou que está preparado para aproveitar oportunidades inesperadas, caso elas surjam ao longo do ano.

“Estou pronto para as disputas e para ver o que acontece. Se um pódio vier, será muito bem-vindo. Mas não estou esperando chegar à primeira corrida brigando por pódios ou até mesmo por um top 5”, acrescentou.

A Williams segue um projeto ambicioso para voltar a brigar por vitórias no futuro, e a chegada de Sainz é considerada um dos passos mais importantes dessa reconstrução. A equipe britânica não vence uma corrida desde 2012 e busca, aos poucos, reduzir a diferença para os times de ponta.

Para Sainz, estar no pódio com a Williams seria um dos momentos mais marcantes de sua carreira.

“Estou na minha 10ª temporada na Fórmula 1 e chego à Williams em um momento muito importante, no qual a equipe está passando por mudanças cruciais. Nada me deixaria mais feliz e orgulhoso do que subir ao pódio com esta equipe. Seria, sem dúvida, o momento mais especial da minha carreira”, concluiu o espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.