O piloto da Ferrari, Carlos Sainz, expressou seu interesse em continuar experimentando com o formato de corridas Sprint na Fórmula 1, buscando encontrar um calendário de fim de semana mais adequado. Mudanças no formato estão programadas para o próximo ano, com a classificação para a corrida Sprint movida para a tarde de sexta-feira.
Desde sua introdução em 2021, o formato Sprint passou por alterações anuais. No entanto, críticas surgiram, com pilotos, incluindo Sainz, sugerindo que essas corridas fornecem muitas informações sobre o possível desfecho do GP de domingo.
Na próxima temporada, os GPs da China, Miami, Áustria, Estados Unidos, São Paulo e Catar serão palco de finais de semana com corridas Sprint. Entre os tópicos em discussão, estão corridas com grids invertidos, uma ideia que o sete vezes campeão, Lewis Hamilton afirmou apoiar.
Sainz defendeu a ideia de continuar alternando o formato, até encontrar um calendário que maximize o potencial dos finais de semana de corrida Sprint: “Acho que agora, concordo que seis eventos são suficientes. Dado que o formato Sprint é um tipo de experimento na Fórmula 1, eu estaria aberto a continuar experimentando para ver qual formato é o melhor.”
O piloto ressaltou que o formato atual revela muito sobre o que acontecerá no domingo, prejudicando o espetáculo da corrida principal. “Você chega ao ponto em que é melhor tentar algo diferente no sábado. Isso são grids invertidos? Isso é classificação em uma volta? Seja o que for, não sei. Mas acho que, dado que o formato Sprint é um tipo de experimento na Fórmula 1, eu estaria aberto a continuar experimentando para ver qual formato é o melhor”, finalizou o piloto espanhol.