Carlos Sainz Jr., da Ferrari, compartilhou sua satisfação ao garantir um lugar no pódio no Grande Prêmio do Japão, uma conquista que considerou “muito difícil” nas fases iniciais da corrida. O espanhol optou por uma estratégia de duas paradas desde o começo, enquanto seu companheiro de equipe, Charles Leclerc, mudou para apenas uma parada, subindo no placar. Contudo, Sainz conseguiu ultrapassar tanto Leclerc quanto Lando Norris, da McLaren, para assegurar a terceira posição.
“Foi uma corrida boa, para ser honesto, estou muito feliz, porque estava bastante complicado lá fora com a degradação”, afirmou Sainz. A temperatura da pista atingiu 40°C antes do início da corrida, significativamente mais quente do que nos dias anteriores, e Sainz expressou alívio quando o clima esfriou conforme a corrida progredia.
“De repente, as nuvens chegaram, a degradação caiu bastante e de repente pensei que talvez uma parada fosse mais rápida, e nós estávamos em duas. Tive que ultrapassar muitos carros hoje, e ultrapassar estava complicado. Como sempre em Suzuka, você realmente precisa acertar a última chicane para ter uma boa corrida até a curva um. Consegui concluir minhas manobras, mas foi difícil”, refletiu o piloto.
Sainz iniciou o último trecho da corrida em quinto, mas aproveitou um erro de Norris na curva do hairpin para avançar. Em seguida, aproximou-se de Leclerc e o ultrapassou sem muita dificuldade, após a Ferrari lembrar ao seu piloto líder que a prioridade era permanecer à frente de Norris.
“Honestamente, pensei que era possível, mas sabia que seria muito difícil voltar para a quarta posição ou P3”, disse Sainz. “[Dada] a dificuldade de ultrapassar a Mercedes no segundo trecho e quão difícil era seguir, sabia que precisava de um delta muito grande para me aproximar de Lando e Charles, e no final conseguimos. Estava rápido com aquele pneu duro, gostei muito de como o pneu duro me deu uma boa sensação para pressionar, e consegui realizar as ultrapassagens e garantir o pódio.”