Carlos Sainz conquistou uma pole position impressionante para o GP do México de Fórmula 1, sua primeira desde Singapura em 2023, e atribuiu o sucesso ao trabalho intenso da Ferrari em otimizar a preparação dos pneus. O espanhol registrou duas voltas no Q3 que foram suficientes para garantir a pole e se tornou o único piloto a entrar na casa de 1:15, com um tempo de 1:15.945, abrindo dois décimos sobre Max Verstappen, que ficou com a segunda posição.
“Foi uma grande sequência de voltas, especialmente porque no México você sempre sente que não consegue fazer uma volta ideal devido ao excesso de deslizamento,” disse Sainz. “Mas hoje consegui duas voltas quase idênticas e praticamente perfeitas. É algo raro por aqui, considerando o quão desafiador é.”
Segundo Sainz, a equipe vem trabalhando especificamente na preparação dos pneus para extrair o máximo desempenho nas sessões de classificação, e o resultado parece estar indo na direção certa. A Ferrari não vence no México desde 1990, com Alain Prost, e o pole não converte uma vitória no Autódromo Hermanos Rodríguez desde 2016, mas o espanhol demonstrou confiança em alcançar esse feito.
“Nosso objetivo é finalizar o trabalho amanhã. Essa pole já representa um avanço. Nossa prioridade é levar os dois carros até o final, mas se possível, conquistar a vitória e marcar pontos importantes no campeonato de construtores. Vamos buscar manter a liderança na primeira curva e, a partir daí, nosso ritmo de corrida deve ser suficiente para conquistar a vitória”, encerrou o piloto espanhol.