Carlos Sainz criticou as novas regras da FIA sobre o uso de palavrões, depois que o piloto da WRC Adrien Fourmaux foi punido por falar palavrão ao vivo, seguindo a nova política da Federação Internacional de Automobilismo.
Em entrevista, Sainz comentou sobre o uso de xingamentos na coletiva de imprensa e nas corridas: “Vou tentar ser o mais honesto possível, em ambientes controlados, como as coletivas de imprensa, os pilotos deveriam ser maduros o suficiente para saber quando controlar os palavrões,” disse ele.
“Não acho que deveríamos xingar nessas situações. Acho que somos velhos o suficiente e sensatos para saber o que dizer e o que não dizer. Para mim, isso é uma questão de educação e bons modos,” acrescentou.
O piloto espanhol fez questão de destacar que a situação é bem diferente quando está na corrida: “Não concordo com o que está acontecendo, e acho que não podemos ser tão duros com esse tipo de coisa. Você não pode entender a pressão, a adrenalina e o que sentimos dentro de um carro quando abrimos aquele rádio. E honestamente, acho que para a F1 é bom ter esses momentos, porque você vê o piloto real.”
Sainz também comentou sobre a restrição das regras, especialmente em relação ao que os pilotos podem falar nas coletivas e nas transmissões: “Já somos muito restritos como pilotos da F1 sobre o que podemos falar sobre nossas equipes, nossas situações. Já temos muitas reuniões de mídia. Eles já nos dizem o que devemos dizer às vezes, e o que não podemos falar no rádio.”
“Mas quando você ouve aquela paixão, quando ouve essas palavras, mesmo que às vezes xinguemos no rádio, para mim, isso é algo que a F1 não deve eliminar,” concluiu.