F1: Sainz e Albon querem progresso da Williams já em 2025

Carlos Sainz e Alex Albon afirmaram que querem ver a Williams fazer um bom progresso em 2025, apesar da atenção da equipe estar focada nos novos regulamentos da Fórmula 1, que entrarão em vigor na temporada de 2026.

A Williams está entre várias equipes menores que pretendem capitalizar a grande mudança nas regras técnicas em 2026, para reduzir a enorme diferença para o quarteto líder (McLaren, Ferrari, Red Bull Racing e Mercedes). A equipe de Grove está passando por uma extensa reestruturação, para estar bem posicionada e se tornar uma equipe candidata ao título em algum momento da próxima era da categoria.

Com isso em mente, o chefe da Williams, James Vowles, afirmou que não irá comprometer suas perspectivas de longo prazo, para buscar ganhos marginais no último ano com os carros atuais.

No entanto, Albon destacou que tal fato não significa que a Williams não possa dar passos positivos em áreas externas não relacionadas ao tempo de volta em 2025. Albon, na equipe desde 2022, acredita que é imperativo que a Williams comece a pensar e operar como uma equipe de ponta, para se preparar para quando tiver um pacote mais competitivo.

Questionado sobre a importância de provar que a equipe está evoluindo, o piloto britânico-tailandês falou ao Motorsport Week, no lançamento do FW47 da Williams: “Eu diria que é importante. Acho que para todos, para mim também. Quero ver o progresso. Entendo que nem sempre se trata apenas do tempo de volta, mas também, estamos indo na direção certa? Falamos sobre coisas que não são baseadas em desempenho. As peças e a consistência das peças e todos esses tipos de coisas. São áreas enormes que precisamos melhorar em relação ao ano passado. Houve um grande foco nessas áreas também. Então sim, quero ver o desempenho, mas é mais do que isso, na verdade. É realmente ver o que está sendo feito nos bastidores também. Estamos agindo como uma equipe de ponta?”, acrescentou.

Apesar de reconhecer que a equipe mudará rapidamente o foco para 2026, Sainz concordou com seu novo companheiro de equipe sobre os avanços que a Williams pode fazer na pista ainda este ano. Questionado se Vowles indicou que a meta é 2026, Sainz respondeu: “Sim, e obviamente se o chefe diz isso, eu concordo 100% com o chefe. Ao mesmo tempo, acho que é importante continuar vendo progresso. Não acho que 2025 seja um ano para estagnar qualquer progresso apenas para se concentrar em 2026. Acho que todos nós queremos ver progresso em muitas áreas. Ao mesmo tempo, posso confirmar que muitos de nossos esforços este ano serão, especialmente quando voltarmos à base em Grove, serão muito centrados em 2026. Mas isso não significa que toda corrida que formos este ano, seja super importante para tentar extrair o melhor resultado possível e ser uma equipe competitiva que só quer ter um desempenho melhor do que teve no ano passado”, finalizou o piloto espanhol.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.