F1
|
6 de abril de 2025 04:24

F1: Sainz é investigado por não comparecer ao hino no GP do Japão

Share

Carlos Sainz terá que prestar esclarecimentos à direção de prova da Fórmula 1 após o Grande Prêmio do Japão 2025. O piloto da Williams foi convocado pelos comissários da FIA por um possível descumprimento do regulamento esportivo relacionado à cerimônia pré-corrida em Suzuka.

De acordo com o artigo 19.4 (b) do regulamento esportivo da Fórmula 1, todos os pilotos devem obrigatoriamente comparecer à execução do hino nacional do país-sede, que ocorre 14 minutos antes da largada oficial. A ausência ou atraso nesse protocolo é considerada uma infração. Segundo a FIA, Sainz não observou a obrigação no horário determinado e será ouvido pelos comissários a partir das 16h30 no horário local, cerca de uma hora após o encerramento da prova.

A corrida do espanhol foi marcada por dificuldades. Sainz largou em 15º após receber uma penalidade de três posições no grid por ter atrapalhado Lewis Hamilton durante o Q2, na curva 1, no sábado. Apesar disso, conseguiu ganhar uma posição durante a corrida e terminou em 14º lugar.

Durante o GP, seu nome foi citado duas vezes pelos comissários por ter saído da pista e, supostamente, obtido vantagem nessas ocasiões. No entanto, as situações não evoluíram para investigação formal, uma vez que o piloto não obteve ganho relevante de posição e não alterou o resultado da prova.

A possível nova infração envolvendo o protocolo do hino nacional, contudo, pode render a Sainz uma sanção formal, variando de advertência a multa. A decisão final deve ser anunciada ainda neste domingo.

A Fórmula 1 retorna já no próximo fim de semana com o Grande Prêmio do Bahrein, dando sequência à temporada 2025.

🎥 Vídeos mais recente

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.