F1: Sainz mantém esperança com carro da Ferrari para 2024

A Ferrari está depositando grandes esperanças em seu carro para a temporada 2024 da Fórmula 1, com Carlos Sainz afirmando que o novo carro se comporta de maneira bem diferente do problemático SF-23, pelo menos no simulador.

No ano passado a Ferrari queria estar na disputa pelo título, mas isso foi frustrado pelo SF-23 de desempenho caprichoso, propenso a exibir extrema inconsistência. Embora tenha conquistado a única vitória que não foi da Red Bull do ano por meio de Sainz em Singapura, a equipe italiana ainda ficou a colossal distância de 454 pontos da Red Bull no final do ano.

Enquanto a Ferrari tinha o ritmo de uma volta para incomodar a Red Bull e conquistou sete pole positions, a velocidade no longo prazo do RB19 impediu seus rivais de realmente estar na disputa nas corridas.

Juntamente com a Mercedes, a Ferrari anunciou que buscará um conceito de carro renovado para 2024, para erradicar as falhas que estavam arraigadas em seu esquema de design anterior.

Quando questionado na última corrida da temporada 2023 em Abu Dhabi sobre uma atualização, Sainz disse: “Acho que teremos que esperar até os testes. É incrivelmente difícil saber.”

“O carro no simulador está se comportando diferente, com certeza, mas acho que até não colocarmos o carro com combustível e pneus usados, será impossível saber como o carro estará realmente tratando aqueles pneus, tratando o ritmo e como nosso ritmo de corrida será afetado. Só saberemos isso no Bahrein nos testes de pré-temporada, quando o colocarmos na pista. Enquanto isso, podemos nos concentrar em adicionar desempenho no túnel de vento e tentar torná-lo cada vez melhor”, disse Sainz.

Tendo feito alterações nos sidepods concebidos em seu carro de 2022, a Ferrari abandonou essa solução para convergir em uma versão da filosofia de downwash pioneira da Red Bull. O problema da Ferrari com instabilidade na traseira, levou Sainz a buscar uma direção de configuração que ajustava mais subviragem, para o detrimento de seu companheiro de equipe Charles Leclerc.

Apesar das afirmações ao longo da temporada passada de que ele havia se sentido confortável com o manuseio do carro, Sainz argumentou que ainda sofria para dominar o SF-23. Quando questionado sobre o quanto ele quer que o carro da Ferrari em 2024 mude em comparação com o do ano passado, Sainz respondeu ao jornal espanhol AS: “Muito. Foi muito falado que o SF-23 era um carro bom para mim, que eu gostava. Sinceramente, me deu dores de cabeça, não só para mim. Para o meu parceiro (Charles Leclerc), para a Ferrari, é muito difícil entender.”

“Não gostava de pilotar, tive que adaptar muitas coisas e tive que tentar muitas configurações. Espero que em 2024 seja mais versátil e mais fácil de pilotar e ajustar. Que tenhamos um carro de corrida melhor”, encerrou Sainz.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.