Carlos Sainz terá uma penalidade de dez posições no grid de largada para o GP de Las Vegas de Fórmula 1, depois que a FIA rejeitou o pedido da Ferrari para que ele trocasse componentes da unidade de potência sem receber penalidades.
A primeira hora de treinos livres para a etapa inaugural no Circuito Strip de Las Vegas, foi interrompida após apenas oito minutos, quando o carro da Ferrari de Sainz parou na pista. A FIA revelou que danos extensos foram causados no carro da Ferrari, devido a ter sido atingido por um pedaço de concreto que estava ao redor de uma tampa de bueiro e se soltou.
O carro da Alpine de Esteban Ocon também sofreu danos antes que a sessão fosse interrompida para verificações nas tampas de drenagem do novo circuito de 6 km de extensão.
Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, que chamou a situação de ‘inaceitável’, também afirmou que a equipe precisou fazer alterações no monocoque, motor e bateria.
A equipe de Maranello havia solicitado uma dispensa para o uso de uma terceira unidade de armazenamento de energia (bateria), fora da cota livre de penalidades de Sainz para a temporada.
No entanto, apesar das ‘circunstâncias altamente incomuns e infelizes’, o pedido da Ferrari foi rejeitado pelos comissários da FIA.
A decisão dos comissários foi divulgada em um comunicado: “Não obstante o fato de que os danos foram causados por circunstâncias externas altamente incomuns, o Artigo 2.1 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1 obriga todos os oficiais, incluindo os Comissários, a aplicar os regulamentos conforme estão escritos.”
Determinou-se que os comissários não têm a autoridade para conceder uma dispensa, o que significa que Sainz será penalizado como de costume por exceder sua cota de unidade de armazenamento de energia.
O espanhol perderá dez posições de seu resultado na classificação para o GP de Las Vegas, adicionando mais um revés a um fim de semana já comprometido. No entanto, a Ferrari conseguiu colocar seu carro na pista para o início da segunda hora de treinos, que foi aumentada para 90 minutos para compensar a não realização do TL1.
O F1MANIA.NET cobre o GP de Las Vegas da F1 ‘in loco’ com Victor Berto.