O piloto da Williams, Carlos Sainz, foi penalizado pelos comissários da FIA com a perda de três posições no grid de largada para o GP do Japão de Fórmula 1, que será disputado no circuito de Suzuka neste domingo. A decisão dos comissários ocorreu após uma investigação sobre um incidente envolvendo Lewis Hamilton, da Mercedes, durante a sessão de classificação.
De acordo com o relatório dos comissários, Sainz teria atrapalhado Hamilton na entrada da curva 1. O piloto espanhol estava conduzindo seu carro em velocidade reduzida na linha de corrida, enquanto Hamilton se aproximava em uma volta rápida com sua Ferrari.
Os comissários da FIA convocaram ambos os pilotos para analisar o ocorrido após a sessão de classificação e emitir um resultado dessa análise. A decisão final resultou na aplicação de uma penalidade de três posições no grid de largada para Sainz.
Com a punição, Sainz, que havia se classificado na 12ª posição, largará agora da 15ª colocação no Grande Prêmio do Japão. A penalidade confirma as expectativas de que o incidente resultaria em alguma sanção para o piloto da Williams.