Carlos Sainz, piloto da Ferrari, revelou seu ‘segredo’ para se manter competitivo na Fórmula 1: Assistir às câmeras onboard de seus maiores rivais. Entre os destaques, estão Max Verstappen e Lando Norris, ex-companheiro de equipe na McLaren.
“Sempre há pilotos fazendo coisas diferentes nas onboards”, disse Sainz em entrevista ao DAZN. “Para ser sincero, obviamente sempre olho para Max porque ele costuma ser o mais rápido, e para tentar chegar perto do que ele está fazendo, mas também olho muito para Lando. Sei o quão bom ele é, as diferentes coisas que ele tende a fazer em cada circuito.”
Além de Verstappen e Norris, Sainz também destaca os companheiros de equipe Charles Leclerc e os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, como fontes de inspiração e aprendizado. Mas não se esquece do compatriota e veterano Fernando Alonso, especialmente por suas performances em corrida.
“Também Lewis e George são dois grandes pilotos. Obviamente, também Charles, porque ele é meu companheiro de equipe. E então Fernando, mas especialmente suas performances de corrida”, acrescentou Sainz.
A temporada de 2023 do espanhol foi marcada pela vitória emocionante em Singapura (a única não-Red Bull em 2023), conquistada após aproveitar a pole position e a ausência da Red Bull na briga pela liderança. Para o espanhol, esse triunfo foi a maior prova de seu progresso e da capacidade da Ferrari de competir com os melhores.
“Se eu tivesse que definir a temporada 2023 em uma palavra, diria Singapura”, disse Sainz. “A verdade é que eu estava indo muito rápido, mesmo sem voltas perfeitas. Eu estava tirando todo o meu potencial. E eu sabia que para a última volta no Q3, indo tão rápido quanto eu estava, eu poderia fazer a pole position.”
Embora a primeira vitória na F1, em 2022 na Inglaterra, tenha sido mais emocionante, Sainz acredita que o sucesso em Singapura foi mais significativo. “A vitória em Singapura em 2023 é mais como a satisfação de ter feito tudo perfeito”, disse ele. “Houve praticamente uma ou duas oportunidades para vencer a Red Bull nesta temporada. Uma foi Singapura e a outra foi Las Vegas. Em Singapura a oportunidade se apresentou e nós a agarramos. Não erramos. E isso me deixa orgulhoso de mim mesmo e da equipe também. Saber que quando há oportunidades, nós as aproveitamos”, finalizou o piloto espanhol.
Ao estudar os melhores e aproveitar as chances que surgem, Sainz demonstra sua determinação em alcançar o topo do grid da F1. A próxima temporada promete ser ainda mais emocionante, com o espanhol e a Ferrari prontos para tentar brigar pelo título.