Foto: Williams Racing
Quando a Williams anunciou Logan Sargeant como o novo companheiro de equipe de Alexander Albon na temporada 2023 da Fórmula 1, isso causou algum estranhamento, já que o norte-americano nunca foi conhecido como um grande talento, e nas categorias juniores não conquistou nenhum título, nem esteve diretamente na disputa por deles. No entanto, nas três primeiras corridas do ano, Sargeant surpreendeu e provou que merece seu lugar na F1.
Talvez algumas pessoas tenham duvidado disso já que o americano vem de uma família rica. Seu tio, Harry Sargeant III, é um bilionário que dirige companhias aéreas e petrolíferas. O tio Harry é inclusive amigo do bilionário e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, mas Sargeant III não comprou uma vaga para o sobrinho na F1.
Comparar pilotos, principalmente na F1, é sempre algo muito difícil de ser feito, pois existem grandes diferenças entre os carros, e as estratégias das equipes nem sempre são as melhores. No entanto, dos três estreantes na categoria nesta temporada, Sargeant certamente não é o pior. Seus resultados surpreenderam. No GP do Bahrein, Sargeant na modesta Williams, deixou para trás Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg, ambos da Haas, além de Lando Norris da McLaren, entre outros, terminando em um bom P12 em sua estreia na F1.
Obviamente o jovem americano tem que evoluir. Todos os pilotos têm áreas que requerem atenção. Por exemplo, no GP da Austrália, na segunda relargada, Sargeant bateu na traseira do carro da AlphaTauri de Nyck de Vries, jogando sua corrida fora.
A abordagem de Sargeant nas qualificações também não se mostrou perfeita, mas como um novato na Fórmula 1, ele ainda precisa aprender onde estão as margens, e quando pode ir até o limite, por exemplo, mas um piloto só aprende tentando.
Portanto, se Sargeant conseguir um progresso constante, muito provavelmente vai chamar a atenção dos fãs americanos. Dado o grande hype da F1 no país, com boas atuações, ele pode até alcançar o status de estrela com bastante facilidade. Embora não tenha marcado pontos por enquanto na F1, potencial para isso parece que ele tem.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.